Joelhos bonitos são um quesito de sensualidade; saiba tratá-los

por Sonia Corazza

É incrível como não damos a mínima atenção para essa região, tão observada e valorizada pelos franceses. Joelhos bonitos ganham pontos extra no quesito sensualidade para aquele povo, que entende muito de beleza e sedução.

Continua após publicidade

Você sabia que a pele dos joelhos é muito mais *queratinizada que a pele das pernas, devido ao movimento intenso das articulações e também a fricção com a roupa, com tendência a descamação e ressecamento, exigindo portando maior lubrificação e hidratação constante? Pois é, então aprenda mais…

Bolinhas

Muitas pessoas apresentam a pele dos joelhos com erupções. A doença se manifesta pela formação de "bolinhas" endurecidas nas aberturas dos poros, que deixam a pele áspera. É a ceratose folicular ou pilar, manifestação freqüente devido a uma alteração da última camada da pele que forma "rolhas" nas aberturas dos folículos pilosos – "raízes" do pelo. As "rolhas" causam a retenção da secreção sebácea podendo formar lesões semelhantes a espinhas que, algumas vezes, podem inflamar e deixar manchas escuras residuais. Geralmente surge na infância e há uma tendência familiar. A causa é genética, mas hábitos como os de usar roupas justas podem agravar o quadro.As áreas mais freqüentemente acometidas são a parte externa dos braços, joelhos e coxas.

Cuidados diários

Continua após publicidade

O ideal para manter a pele dos joelhos sempre macia e clara é o massageamento durante o banho com uma bucha vegetal para espalhar formulações higienizantes mais emolientes, como os sabonetes líquidos.

O manto hidrolipídico protetor da nossa pele é um revestimento composto de substâncias ligeiramente ácidas, de pH por volta de 5,5, destinado a manter um ambiente inóspito para o desenvolvimento de microorganismos que possam nos causar mal. Se a gente deseja suavidade na limpeza, devemos optar por formulações com pH nesta faixa ou próxima desta, isto é, pH entre 5,5-7,0 onde se encontram os sabonetes líquidos e cremosos, contendo tensoativos sintéticos, como as espumas de banho e os shower géis.

A hidratação pós-banho deve ser realizada com fórmulas mais emolientes, que contenham óleos vegetais de alto poder lubrificante, como o óleo de gergelim, oliva ou semente de uva. Procure por produtos que contenham vitaminas, como pantenol e vitamina A, que recuperam a proteção natural da pele e ajudam no processo de regeneração das células da epiderme.

Continua após publicidade

Rotina semanal

A esfoliação semanal ajuda muito na remoção das células hiperqueratinizadas. O uso de esfoliantes naturais, como as flores de jasmim e macela, associadas ao açúcar orgânico e óleos vegetais trazem maciez e luminosidade imediatos a pele dos joelhos.

E joelhos pra fora!

*Queratinizada: pele bem grossa e áspera que tende a ficar ressecada, como no calcanhar