DESTAQUES

Sempre julgo e critico os outros. Como paro com isso?

Eduardo Ferreira Santos 01/01/2016 PSICOLOGIA
Quem é muito crítico, em geral, projeta suas fraquezas e defeitos no outro

por Eduardo Ferreira Santos

"E me preocupo também com o que os outros acham de minhas atitudes. Gostaria de ser diferente."

Resposta: As pessoas muito críticas são, geralmente, aquelas que, na verdade, não confiam em si mesmas e "projetam" nos outros suas próprias fraquezas e seus defeitos.

De maneira geral, são pessoas com instabilidade de humor (distímicas), que o leigo chama de "mal-humoradas" e não conseguem observar que sempre há um lado bom e um lado ruim em tudo e em todos.

Infelizmente, esse tipo de comportamento traz muito sofrimento para quem o tem e uma enorme deificuldade de relacionamento pessoal e afetivo.

A forma para lidar com isso é através de uma boa psicoterapia que poderá lhe mostrar o conjunto de "crenças" e "cognições" distorcidas formadas ao longo de sua vida e rearranjar seu esquema de viver de uma forma mais leve e melhor.

Entenda-se por cognição como o conjunto de crenças, regras, traumas e sentimentos aprendidos ao longo da vida.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

Você revidaria uma traição?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.