Leonardo da Vinci foi o primeiro a propor o uso de lentes de contato

Da Redação

Após quase um século e meio de sua criação, as lentes de contato continuam evoluindo e tornando a vida de muitas pessoas mais fácil e segura

Continua após publicidade

Elas têm uma boa aceitação no mercado e atendem 8,4 milhões de usuários no País, isso apenas para correção de grau. Os dados são da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria e mostram ainda que, por estética, no Brasil mais de 500 mil pessoas utilizam lentes coloridas. "Isso mostra um mercado em expansão que ainda tende a crescer muito, pois as pessoas estão em busca de conforto e segurança", diz o oftalmologista Dr. José Geraldo.

Para entender um pouco sobre o assunto, vale voltar no tempo. Pouca gente sabe, mas quem propôs aplicar lentes corretivas diretamente nos olhos foi Leonardo da Vinci, em 1508. A ideia foi aprimorada anos mais tarde, em 1887, pelo fisiologista alemão Adolf Fick, criador das primeiras lentes

Segundo o oftalmologista, as lentes de contato geram resultado mais próximo da visão natural que os óculos. "Elas são customizadas para o paciente. Podem ser encontradas em função corretiva, para ajuste de erros de refração, como a miopia. Há as cosméticas, que servem para colorir a superfície dos olhos, e as terapêuticas, que tratam distúrbios não refrativos dos olhos, como por exemplo, a ceratite e o edema de córnea. Existem até mesmo as lentes de proteção ultravioleta, que minimizam os efeitos dos raios danosos do sol", esclarece.

As lentes ainda são classificadas em rígidas e gelatinosas. A primeira não absorve água e é indicada para pessoas com grau elevado de miopia e astigmatismo, sendo aconselhada para pessoas com ceratocone – doença não inflamatória degenerativa do olho. Já a gelatinosa é recomendada para quem está se adaptando, por isso há uma maleabilidade, além de serem de baixo custo.

Continua após publicidade

"Sem dúvida, uma das lentes de grande importância é intraocular, implantada no olho durante a cirurgia de catarata em substituição ao cristalino – que é a lente natural. Como ganho secundário, muitas vezes corrige alterações como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia", revela.

Aos que praticam esportes, as lentes de contato são uma grande vantagem, pois permitem alcançar um melhor desempenho por meio da acuidade visual. Muitos atletas aderem inclusive a algumas lentes coloridas, que filtram certos comprimentos de onda de luz para tornar os detalhes visuais mais precisos.