Meditação: técnica de contar até 21 para acalmar a mente

por Emilce Shrividya Starling

É importante para sermos mais alegres e serenos cuidar de nossa qualidade de vida emocional. Nossos maiores problemas são nossas emoções descontroladas ou nossa confusão emocional.

Continua após publicidade

O segredo para sermos mais felizes está em purificar nossa mente de seus hábitos mentais destrutivos. Perceber que não somos vítimas dos acontecimentos externos e que nosso sofrimento está nos pensamentos, em nossas marcas mentais, em nossas emoções e sentimentos.

Não basta querer não pensar em algo para conseguir melhorar nossas emoções e sentimentos. Precisamos reconhecer nossos hábitos mentais negativos para decidir não semeá-los mais. Isto não é uma decisão apenas intelectual, mas depende da prática constante de eliminar os padrões mentais negativos, gerenciar nossos pensamentos e protegermos nossas emoções. É a prática vigilante de tomar as rédeas da mente.

Os pensamentos negativos escravizam e tiram a liberdade. É mais fácil governar um país do que a própria mente. Precisamos desenvolver habilidades para purificar essas marcas mentais que são as sementes que formam nossos hábitos.

Nossa felicidade depende da qualidade da nossa mente, depende dessas sementes que estão em nossa consciência. Se forem sementes de raiva e medo, iremos experimentar situações de insegurança e tensão; se forem sementes de confiança e gratidão, iremos vivenciar momentos de tranquilidade e coragem.

Continua após publicidade

Desse modo, a tão desejada paz mental surge quando cultivamos as sementes positivas de nossas marcas mentais. Nossa mente é como um jardim, precisamos cortar na raiz as ervas daninhas, regar e cultivar as boas sementes para darem bons frutos.

Para conseguirmos a harmonia interior, é necessário reconhecer e sentir as emoções. Quando não queremos admiti-las ou resolvê-las, elas produzem mágoas, sentimentos de culpa e sintomas de doenças psicossomáticas. Quando não sabemos lidar com nossas emoções, a nossa mente fica muito inquieta, acelerada, com muitas dúvidas e ansiedade.

Para conseguir equilibrar nossas emoções precisamos de auto-aceitação e amabilidade para conosco. Isto não significa ser condescendente com nossos conflitos emocionais e sim nos conhecer melhor, nos permitir sentir nossas emoções sem sentimento de rejeição.

Continua após publicidade

Para lidar com nossos sentimentos negativos não demos reprimi-los e sim nos abrir para senti-los. Quando compreendemos que não precisamos ser vítimas das emoções negativas, começamos a diminuir o poder que elas têm sobre nós.

Não podemos controlar nossos sentimentos ou emoções porque isto seria uma auto-rejeição e não aceitação de nós mesmos.

Uma boa maneira de conseguir nos harmonizar é praticar o relaxamento e nos tornarmos mais gentis conosco, sem sentimento de cobrança ou culpa. Podemos acolher nossas emoções, reconhecê-las e assim deixá-las ir. É importante se libertar do perfeccionismo e autocrítica negativa que nos foi ensinado como educação desde criança.

Experimente relaxar com uma música suave, experimente se olhar de outra maneira, com mais delicadeza e amor, experimente ser você mesmo, mais autêntico e natural. Tenha a flexibilidade mental de poder errar e aprender, de se abrir para novas possibilidades.

Para se libertar da confusão mental, é importante a prática da contemplação quando você passa a observar suas emoções, sem se identificar com elas, sem negá-las, sem rotulá-las de negativas ou positivas.

Para conseguir ser o observador de sua mente, é essencial a prática regular da meditação.

Aprenda como contar até 21 para acalmar a mente – pratique diariamente

Em um local tranquilo, sente-se na cadeira, com os pés no chão, ou pode se sentar em uma almofada no chão, com as pernas cruzadas.

Deixe a coluna ereta, ombros abertos, cabeça e queixo alinhados.

Coloque as mãos uma sobre a outra no colo, com os polegares se tocando.

Mantenha o corpo quieto, imóvel, mas sem tensões.

Volte sua atenção para sua respiração. Comece a observá-la. Sem fazer nada para respirar. Sem nenhum esforço, com uma atitude de observador.

Ao inspirar, diga mentalmente a você mesmo: Estou inspirando…

Ao expirar, diga mentalmente a você mesmo: Estou expirando…

Tome consciência da respiração e do ritmo natural da respiração por alguns instantes.

Comece o treinamento de concentração de Ciclos de respiração:

Conte de 1 a 21 somente fazendo a contagem ao expirar.

Quando inspira você só observa, e ao expirar vai contando até 21.

Depois de contar até 21, comece outro ciclo. Pode fazer quantos ciclos quiser, mas determine antes quantos ciclos vai fazer.

Procure estar alerta e presente, trazendo sua mente para o que está fazendo.

Se por acaso, perder a contagem, comece novamente de 1 a 21 no ciclo que estiver.

Com a prática, você vai se concentrar sem dificuldade, sem dispersão.

Com este treinamento, por estar lidando com números, suas emoções não vão lhe perturbar.

Com a prática contínua e disciplinada, você consegue silenciar e esvaziar a mente e sentir paz interior.

Você pode começar com três ciclos por alguns dias, depois vai aumentando até chegar a sete ciclos. Mantenha estes sete ciclos por bastante tempo, pois é um bom treinamento diário para aquietar a mente.

É importante a prática regular, portanto é melhor fazer três ou quatro ciclos diariamente do que fazer muitos ciclos apenas um ou dois dias da semana.

Experimente e pratique. Perceba como realmente funciona. Conquiste a cura emocional e segure as rédeas de sua mente. Fique em paz! Deus em mim saúda e agradece Deus em você!