Limpe sua mente todos os dias

por Emilce Shrividya Starling

Eu já escrevi vários artigos sobre o Poder do pensamento, mas há tanto para dizer. Há muito para transmitir sobre a disciplina do pensamento e como comandar nossa mente.

Continua após publicidade

Alcançar o autodomínio sobre os pensamentos é uma tarefa que requer muita determinação, resolução, firme propósito e constância. E, saiba que o amor por Deus, vai lhe ajudar muito nessa conquista. O amor divino pode curá-lo, pode ampará-lo e guiá-lo nessa jornada interior.

Você deve ter a confiança que o olho divino está olhando por você e lhe protegendo, onde quer que você vá,. Quando se sentir inquieto ou agitado, compreenda que o Ser interior, que é Deus em você, está consciente do que está acontecendo e do que você necessita. Tenha fé. Confie nesse poder interior.

Quando problemas e dificuldades o perturbarem, compreenda plenamente que Deus irá protegê-lo e que Ele quer que você extraia daí algumas lições. Mantenha a serenidade e entenda que talvez Ele queira que as coisas aconteçam de outro modo. Em vez de se revoltar, desenvolva virtudes como aceitação, paciência e sabedoria.

No nosso interior habita uma centelha divina. Perceba essa centelha divina dentro de seu coração.Torne-se um verdadeiro buscador aspirando pelo conhecimento de Deus em seu interior.

Continua após publicidade

É através da disciplina sobre o pensamento, da meditação regular, do canto no nome do Senhor, que você vai purificando a mente e conectando-se com o Ser interior. Essas práticas são como se limpássemos um espelho, com um pano bem limpo, e assim, o espelho da mente clara pode refletir a luz interior.

É muito importante que, como um buscador no caminho espiritual, você tenha esse anseio de experimentar seu mundo interior divino. E, mesmo depois de ter experimentando esses níveis calmos e profundos, você deve continuar suas práticas porque fazê-las é estar em sintonia com as leis universais.

Alguns progridem lentamente e outros rapidamente, pois depende de ter uma compreensão amadurecida. Depende de trilhar o caminho espiritual, aberto e pronto, para receber esse conhecimento interior.

Continua após publicidade

A compreensão de alguns buscadores, mesmo que pratiquem há algum tempo, ainda não é madura. Eles ignoram os grandes efeitos e bênçãos que receberam. Mas não devemos julgar e sim compreender que cada um vai no seu próprio passo.

Quando você voltar sua energia para dentro, através das práticas que abrem o coração e aquietam a mente, você será capaz de experimentar a presença de Deus em seu próprio ser. Será capaz de senti-la em seu mundo material, em seu trabalho, em suas ações, em seus momentos de lazer.

Cultive essa energia interior e não ignore os efeitos em sua vida. Perceba as mudanças positivas que vão acontecendo em você, em sua família, ao seu redor, em seu trabalho.

Veja a mão de Deus em tudo. Não pense que Ele está apenas em templos ou em algum lugar, separado de você. Descubra a presença divina na natureza, em cada jardim, em cada amanhecer e no pôr-do-sol. Veja Deus em todos que encontrar, em cada rua. Veja-O na sua jornada, em cada ação sua. Ele está na sua resolução, em sua determinação e bondade.

Torne-se ancorado na presença de Deus, lembrando-se Dele na sua vida diária, em seus afazeres. E, contemple se seus pensamentos, palavras e ações estão refletindo bondade e compaixão. Torne-se assim um amigo de Deus. Sinta Deus como Pai e Mãe dentro de você.

Quando encontrar as pessoas, em vez de julgá-las, ao invés de medi-las de alto a baixo, perceba as boas qualidades que elas têm. Comece a apreciar as pequenas coisas que elas fazem. E, assim ao reconhecer a bondade nas pessoas, você começa a reconhecer Deus nelas.

Quando espera que as pessoas façam algo para você, mas isso não acontece, não guarde mágoas, nem mude sua opinião positiva sobre elas. Aproveite esse momento para desenvolver aceitação, paciência e tolerância. Há muito a aprender e aceitar.

O que nos impede de sentir Deus? A nossa própria mente. Ela está sempre nos importunando, tentando nos dizer como ver o mundo e as pessoas. Sempre nos levando de um lado para o outro, para o passado e para o futuro. Cria medos imaginários, nos faz pensar o que não queremos, causando ansiedade e inquietação.

Entenda agora algo muito importante: “Ninguém controla a sua vida, a não ser sua mente. Ninguém.”

A mente é muito intrigante. Ela pode ser nossa amiga e pode alcançar o impossível. Mas pode se tornar nossa inimiga e criar muitos sofrimentos internos.

Porém, não devemos lamentar termos essa mente inquieta, pois se não tivéssemos uma mente nos atormentando, nem pensaríamos em trilhar um caminho espiritual e nem mesmo buscaríamos nos aproximar de Deus em nosso interior.

Priorize algum tempo todo dia para sentar-se em meditação com o objetivo de aquietar o corpo, aquietar a língua, aquietar a mente. Reserve alguns minutos, diariamente, para voltar-se para dentro e passear pelo seu próprio mundo interior.

A única maneira de se tornar um meditador, é meditar todos os dias e cultivar a experiência do Ser interior. Torne-se ancorado em sua prática diária de meditação, entregando sua pequena vontade à vontade de Deus e reconhecendo o fato de que a divindade existe dentro de você.

Mesmo que ache que não tem meditações profundas ou perceber que sua mente não para de pensar, continue fazendo seu autoesforço. Com a prática regular constante, você vai aprendendo a aquietar o corpo. Assim, seu esforço vai se tornando mais fácil a cada dia e a mente vai se aquietando por ela mesma.

Se sua mente for saudável e lhe der apoio, você vai poder lidar com tudo, de uma maneira mais fácil. Você poderá enfrentar melhor os desafios se tiver o apoio de sua própria mente. Porém, se a mente fraquejar, você desmorona. Compreenda que as coisas dão errado para você quando sua mente fica enfraquecida e quando ela se tornou negativa.

Ao meditar, reconheça como está ficando mais corajoso, mais alegre, mais forte e pacífico. Reconheça sua própria bondade e veja a bondade nos outros também. Fique em paz! Namaste! Deus em mim saúda Deus em você!