Faça limpeza de pele e esfoliação em casa

por Sonia Corazza

É claro que o cuidado da pele deve ser rotineiro e compreende respeitar três etapas básicas de conduta: limpeza, tonificação e hidratação. Mas as impurezas acumuladas sobre a epiderme, tanto originadas das secreções internas da pele, quanto as depositadas pelo ambiente externo, como a poluição, exigem uma limpeza mais intensiva. Semanalmente você pode incrementar a primeira etapa de cuidados fazendo um tratamento mais caprichado para seu rosto.

Continua após publicidade

Antes de começar

Algumas pessoas têm a pele mais sensível que outras. Antes de começar algum tratamento por si própria, com qualquer desses componentes, aplique primeiro uma pequena porção da mistura final no lado de dentro do braço, na dobre interna do cotovelo. Espere 24 horas para ter certeza de que nenhuma erupção ou outra reação alérgica ou irritativa se desenvolveu, só assim você terá segurança para continuar.

Esfoliação caseira

Lembre-se de lavar e limpar o rosto completamente antes de aplicar qualquer uma dessas receitas e nunca aplicar nas áreas próximas dos olhos.

Continua após publicidade

Pele mista e oleosa

Para remover o excesso de sujeira acumulada na pele comece com um esfoliante à base de maçãs e farinha de aveia. O suco da maçã tonifica a pele enquanto a pectina conforta e suaviza. A ação esfoliante da farinha de aveia remove as células mortas e melhora a circulação sangüínea revelando uma pele mais nova e viçosa.

Duas colheres (das de sopa ) de aveia triturada

Continua após publicidade

Uma colher e ½ (das de chá) de fubá fino

Uma colher (das de sopa) de mel

Meia maçã média, descascada e cortada em pedaços

Coloque a farinha de aveia, o fubá e o mel no liquidificador ou processador e bata até fazer uma pasta, adicione a maçã e torne a bater até homogeneizar.

Aplique a mistura generosamente no rosto esfregando com movimentos circulares suaves. Enxágüe bem com água morna, em tapinhas leves.

Pele seca ou normal

Os morangos são adstringentes, o bicarbonato de sódio é um limpador, as amêndoas são esfoliantes, e a combinação de iogurte e ovo é umectante e amaciante da pele

Cinco morangos lavados

Uma colher e meia (das de chá) de bicarbonato de sódio

1 ovo

Uma colher (das de sopa) de iogurte baunilha

1/4 de copo (40 g) de amêndoas com pele

Coloque no liquidificador os morangos, o bicarbonato de sódio, o ovo e o iogurte e bata. Adicione as amêndoas e bata até homogeneizar.

Aplicar a mistura no rosto e esfregar suavemente com movimentos circulares.

Enxaguar bem com água morna em tapinhas leves.

Finalizando

O tônico é fundamental para ajudar a pele a resgatar o pH fisiológico, além de reduzir o inchaço dos olhos cansados. A água de rosas tonifica e contrai os poros enquanto a camomila reduz a inflamação.

1 saquinho (de chá) de camomila

1 copo (230 ml) de água fervente

Meio copo (120 ml) de água de rosas

Coloque na água fervente para infusão o saquinho de camomila por cinco minutos. Remova o saquinho e deixe o chá esfriar. Adicione a água de rosas ao chá. Guarde num lugar seco e fresco. Embeber duas bolotas de algodão nessa preparação e aplicar na pele, deixando agir as pálpebras por cinco minutos, neste caso sim, sem problemas estar perto da região dos olhos.

Com a pele completamente limpa e seca fica mais fácil aproveitar o que as formulações cosméticas hidratantes e protetoras têm de bom. Sucesso na sua faxina!