Faça uma rápida limpeza de pele em casa

por Sonia Corazza

Sempre acho que é importante ressaltar a importância de se limpar a pele adequadamente, antes de tudo. Essa verdadeira capa de proteção do corpo precisa estar livre de impurezas que possam comprometer sua funcionalidade. Mas é preciso atenção e respeito para não agredir sua estrutura, nem causar danos desnecessários e perniciosos.

Continua após publicidade

Higiene diária

Ao acordar é necessário fazer uma remoção suave das impurezas que foram liberadas pela pele durante a noite. É preciso escolher uma formulação específica para limpar a pele do rosto e outra para o corpo, afinal são áreas diferentes do corpo, com necessidades ligeiramente distintas.

Escolhendo os ingredientes pela composição que está detalhada na embalagem do produto e possivel reconhecer, conforme ensino aqui, qual a adequação para rosto ou corpo.

Escolha um sabonete líquido de pH ligeiramente ácido, entre 6,0 e 6,5 para higienizar a pele do rosto. Busque formulações contendo tensoativos mais brandos, como é o caso dos alquil poliglucosídeos, entre esses lauroil e decil poliglucosídeo, que são derivados do milho. Uma boa formulação deve conter também agentes que possam repor lipídeos excessivamente removidos durante a lavagem, portanto escolha um produto que contenha algum derivado de óleos vegetais, como oliva ou mesmo babaçu.

Continua após publicidade

Aplique uma pequena porção do produto na pele umedecida e massageie suavemente o rosto evitando a área dos olhos. Enxágüe com água em abundância preferencialmente fria, para assegurar a completa remoção de qualquer resíduo do produto.

Durante a noite é preciso limpar a sujeira acumulada sobre a pele durante o dia, além das secreções internamente liberadas. Novamente repita o processo de higiene, assegurando-se que o enxágüe eliminou qualquer resíduo de impurezas ou produto.

Esfoliação

Continua após publicidade

Periodicamente é importante acrescentar o uso de esfoliantes na limpeza da pele, principalmente em regiões onde a pele é mais espessa e oleosa. Falando do rosto, a zona T, compreendida pela testa, nariz e queixo exigem um trabalho mais específico de limpeza, portanto volte para esta região a aplicação do esfoliante mecânico.

Escolha uma fórmula contendo agentes abrasivos delicados, como açúcar mascavo ou cascas de frutos secos moídos (nozes, abricot e até framboesa). Aplique uma pequena quantidade do produto na zona T e massageie com muita suavidade a área, lembrando sempre de evitar as pálpebras e contorno de lábios. Essas são regiões onde a pele é mais sensível e naturalmente desprotegida. Novamente lembre-se de enxaguar abundantemente com água fria.

Pele limpa é sinônimo de pele preparada para as etapas seguintes de cuidado e você sabe, é fundamental manter a saúde e bom funcionamento desta, que é a melhor embalagem do mundo!