O amor idealizado representa nós mesmos refletidos no outro

por Tatiana Ades

O amor que nunca atingimos é aquele que está mais propenso a nos levar a ter ilusões e a sonhar.

Continua após publicidade

Um amor idealizado significa um amor criado por nós, moldado em sintonia com nossas vontades e desejos; representa nós mesmos refletidos no outro, reflete nosso lado desesperado por aquele ser especial que irá preencher todas as nossas carências e decepções.

Por isso, o amor platônico se torna inalcançável, pois ele só sobrevive enquanto existir essa fantasia do outro ser aquilo e da forma como eu desejo que seja.

Muitas pessoas que dizem amar fortemente o outro, que é idealizado, acabam se frustrando quando o encontro é real, assim como a convivência. Há nesses casos a quebra da idealização e a realidade exige sacrifícios e trocas. O amor é sempre negociável e lúcido, de outra forma, não pode funcionar.

Quando mais se idealizar, mais longe de ser duradouro torna-se esse amor tão almejado; quando mais a pessoa se propor a enfrentar a realidade, os limites do outro e os seus; saber que as dificuldades estarão presentes, mais ela se aproxima do amor que funciona e perdura.

Continua após publicidade

As pessoas confundem paixão com amor, idealização com realidade.

A paixão é um estado de euforia, que dura em média seis meses, é o momento onde os sentidos estão mais aguçados; o "enxergar o outro" é vê-lo sem percebê-lo de fato.

Após a paixão, teremos a calma que nos possibilita ver o outro como ele é; enxergar detalhes que antes pareciam maravilhosos e agora nos parecem estranhos e até ruins.

Continua após publicidade

Mas é apenas assim, enxergando o outro, sem a cegueira emocional da ilusão da paixão, que poderemos decidir se queremos ou não estar com esse novo outro e até construir uma vida a dois.

Não podemos medir isso em momentos de êxtase e distorção da realidade; precisamos estar lúcidos e saber que o outro possui defeitos assim como nós e decidir enfrentar juntos dificuldades, diferenças, negociar trocas, sermos realistas e racionais.

Não confunda amor com sonho, carência com afeto, desejo com devoção. O verdadeiro amor é construído com bases sólidas e reais, e só assim poderá ser um amor intenso e saudável.