Depois que tomei LSD passei a sentir medo e tristeza

por Danilo Baltieri

"Vou falar o que me aconteceu e o que está me afligindo. Eu fui a uma festa onde colocaram LSD no meu copo e tive uma viagem horrível, na qual passei muito tempo na frente do espelho. Isso já faz 3 semanas. Hoje sinto muito medo, me olho no espelho, tenho dificuldade em me reconhecer, me sinto muito triste. Bom só queria o conselho de um profissional, porque tenho medo de que isso se agrave, mas creio que isso não vai acontecer. Também queria te falar que já sofria de ansiedade e agora estou com um pouco de dificuldade em controlar meus pensamentos negativos. Bom, é um pequeno resumo. Espero que você possa me ajudar a enfrentar esse medo para que eu volte a ter a mesma alegria de antes. Obrigado pela atenção."

Continua após publicidade

Resposta: Os alucinógenos clássicos, como é o caso do LSD, atuam em vias cerebrais envolvidas na regulação do humor, das percepções e da cognição (principalmente memória e atenção), bem como em áreas responsáveis por respostas fisiológicas ao estresse.

Os principais efeitos agudos do LSD são: ver imagens, ouvir sons, ter sensações físicas que parecem reais, mas, na verdade, não estão presentes. Alguns usuários reportam sintomas de verdadeiro terror após o consumo, como extrema ansiedade, inquietação psicomotora, sensação de morte iminente.

Esses efeitos tipicamente iniciam entre 20 e 60 minutos após o consumo do alucinógeno e podem durar até 12 horas. Seguramente, os efeitos são bastante variáveis de pessoa para pessoa, tendo em vista tanto fatores intrínsecos quanto extrínsecos ao usuário. Como fatores intrínsecos, citamos os aspectos da personalidade, expectativas diante do consumo, humor e ansiedade. Como fatores extrínsecos, citamos o ambiente bem como as circunstâncias do uso, a qualidade e a quantidade da droga, e as funções metabólicas do consumidor.

LSD: efeitos físicos e psicológicos:

Continua após publicidade

a) Elevação da frequência cardíaca, pressão arterial e temperatura corporal;
b) Vertigem, tontura e insônia;
c) Perda do apetite, boca seca e sudorese;
d) Fraqueza, tremores e sensação de estar entorpecido;
e) Descontrole impulsivo;
f) Rápidas mudanças do estado emocional, variando, por exemplo, de medo à euforia.

Transtorno perceptual persistente

Algumas pessoas, mesmo as que fizeram uso uma única vez do alucinógeno, podem ter sintomas que perduram por bastante tempo. Um dos sintomas mais referidos é o Transtornos perceptual persistente induzido por alucinógenos. Apesar de incomum entre a vasta maioria dos consumidores recreativos, esta consequência do consumo parece ser mais frequente naqueles usuários que já padecem de algum transtorno psiquiátrico prévio, como por exemplo algum transtorno de ansiedade.

Continua após publicidade

O Transtorno perceptual persistente por LSD pode ser caracterizado pelos chamados flashbacks, ou seja, a revivescência dos sintomas experimentados durante o uso da droga em momentos em que o usuário não está consumindo a mesma, provocando sofrimento clinicamente significativo. Outrossim, sintomas como ver halos em torno da própria imagem ou ao redor de objetos em movimento têm sido reportados. Outros sintomas ainda possíveis: percepção de movimentos no campo periférico da visão, imagens borradas de pequenos objetos, sensação de que os objetos reais estão maiores ou mesmo menores do que o real.

Enfim, não é um quadro animador. De qualquer forma, o tratamento médico com especialista deve existir, objetivando a redução da ansiedade diante desses sintomas, bem como o manejo dos mesmos.

Embora não exista alguma medicação única específica para tal quadro, existem medicações que podem ser prescritas de acordo com os sintomas do paciente, objetivando melhorar a situação instalada. Como tenho reiterado sempre em prévias respostas, a conduta médica deve ser feita sempre após a avaliação do especialista com o paciente, ao vivo e a cores.

Não perca tempo. Procure o tratamento adequado. Boa sorte!

Atenção!

Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento.