Sonho com data vira um projeto

por Luiz Alberto Py

Penso que tudo que se fez no mundo começou com um sonho. Primeiro a gente sonha as coisas e depois torna esse sonho realidade.

Continua após publicidade

Aprendi que para tornar um sonho em um projeto, você precisa colocar uma data no seu sonho. Um sonho com data vira um projeto.

Agora, o que é sonhar?

Desejo vira sonho… que vira projeto

Você pode sonhar em ter uma cadeira, a primeira deve ter sido sonhada. Quanto ao nosso comportamento, a primeira coisa que a gente tem de perceber é se o comportamento não é razoável, não é adequado, e querer mudá-lo. Achar que vale a pena mudar. Então a gente tem aí um desejo, um sonho, que é mudar. Aí é preciso estabelecer um projeto para essa mudança, uma data é muito importante. Mas também o como chegar lá é um caminho que tem que ser visualizado.

Continua após publicidade

Se a pessoa quer parar de fumar, por exemplo, precisa trabalhar em cima da ideia de parar de fumar, ver qual o melhor caminho para isso. Eu não acredito nessas coisas meio mágicas de ficar dizendo "vou parar de fumar", essa auto-hipnose de bolso. Não sei se isso funciona.

Passos de um projeto

Penso que quando a gente prepara um projeto, deve prepará-lo cuidadosamente e procurar a melhor maneira de executá-lo. Eu falei em parar de fumar porque vivi essa experiência. Estabeleci um projeto para parar de fumar, defini que eu queria isso, que era importante para mim, para a minha saúde e que eu ia gastar energia, me esforçar e sofrer para conseguir isso. Foi o que fiz.

Continua após publicidade

Demorei. Achei que era melhor fazer lentamente do que abruptamente. Aliás, tentei parar abruptamente, mas não deu certo. Outras pessoas conseguem assim, mas eu não consegui. O sofrimento foi grande demais, insuportável para mim. Eu consegui através de fazer um esforço progressivo. Custava a pegar o primeiro cigarro; comecei a correr, para respirar melhor e não ter vontade de fumar – colocar ar puro nos pulmões, em vez de fumaça. Com isso, comecei a fumar depois do meio-dia. Determinei que fosse importante só fumar o cigarro se eu pudesse aproveitá-lo bem. "Já que vou fazer esse mal para minha saúde, pelo menos que eu tenha um retorno de usufruí-lo ao máximo", pensava.

Porque o cigarro, de todos os vícios, é um dos mais difíceis da gente se livrar. E é um dos que menos te dá recompensa; a recompensa do cigarro é mínima. A maioria das drogas tem um efeito enorme sobre a pessoa. É claro que depois vem as consequências e a pessoa fica péssima, faz um mal terrível à saúde etc. Mas no momento do uso, os efeitos são grandes e há uma recompensa momentânea. A pessoa que cheira cocaína fica se sentindo maravilhosa. Com o álcool, a pessoa que bebe se sente muito bem. Já o cigarro dá muito pouco em troca do mal que faz; é uma relação custo/benefício péssima. Costumo dizer que fumar é coisa de otário. Vejo um fumante como um otário, tolo mesmo.

Mas, então, fiz lá o meu esforço e fui parando, devagarinho. Fumava só os cigarros que eu achava que podia aproveitar, três a quatro por dia. Aí já estava menos intoxicado, menos necessitado de nicotina. Um belo dia, consegui parar e nunca mais quis saber de voltar. Peguei um nojo, um horror ideológico ao cigarro que bloqueou qualquer prazer que eu pudesse imaginar ter ao fumar. Fora o fato que, depois que a pessoa para de fumar, o cigarro passa a ser desagradável. O cheiro é desagradável e, se a pessoa fuma, se sente mal. Penso que é preciso até ter um pouco de persistência para se viciar em cigarro, porque o começo é muito negativo.

Voltando à questão de mudar o comportamento, tem muito a ver com uma decisão racional de que aquele comportamento não é bom. Não é uma questão de se olhar no espelho e ficar conversando consigo. É uma conversa que não precisa de toda essa papagaiada. A gente conversa com a gente mesmo na fila do ônibus, sentado no metrô, à noite antes de dormir, ou de manhã quando acorda.

Projeto 'pessoa melhor': converse com você mesmo sobre seu dia a dia

Faço questão de todo dia separar pelo menos dez minutos para conversar comigo mesmo. Faço um alongamento, um minuto de meditação, e aí vou conversar comigo mesmo. A meditação de um minuto é uma coisa muito interessante; na verdade, levam-se uns três minutos para fazer essa meditação, mas ela te dá um ponto de partida.

– Como foi o meu dia ontem, o que teve de bom e de ruim, o que posso melhorar?

– Hoje, como vai ser o meu dia, o que posso fazer?

Isso quando é de manhã. Quando é à noite, é pensar como foi o dia e como será o outro.

Sempre penso no dia que vivi e no dia que vou viver. E buscando onde haverá uma melhora possível. Estou sempre interessado nisso. Acho que esse interesse, essa vontade de melhorar ajuda muito. E é uma coisa que a gente cultiva.