Vida equilibrada é compatível com consumo moderado de maconha?

por Danilo Baltieri

"Minha filha e o marido têm uma vida normal. São muito trabalhadores, têm uma vida financeira equilibrada, são alegres e comunicativos. Porém, sei que eles fumam maconha discretamente. Meu netinho tem 18 meses, é uma criança saudável, amada e bem cuidada por eles. Mas vivo numa eterna angústia com relação ao futuro dessa criança. Ela poderá ser viciada? Como posso contribuir de forma positiva na prevenção?"

Continua após publicidade

Resposta: Certamente, é uma situação bastante preocupante. O uso de maconha pelos pais pode produzir efeitos altamente nocivos sobre as crianças e os adolescentes em várias etapas da vida: quando estão crescendo, aprendendo, desenvolvendo-se física e psicologicamente e formando conceitos sobre o certo e o errado. Enquanto pai ou mãe, seu filho olhará para os pais como fonte de ajuda e orientação para a resolução de problemas e tomada de decisões, incluindo a decisão futura de usar ou não substâncias psicoativas. Como uma pessoa-modelo para seus filhos, a decisão dos pais de não utilizar ou fazer uso de drogas reforçará mensagens diferentes para os filhos.

Filhos de pais usuários de maconha tendem a mostrar-se mais agressivos e apresentar comportamentos mais regredidos. Além disso, tanto por fatores genéticos quanto ambientais, filhos de pais dependentes de cannábis têm maior chance de abuso/dependência futura.

Ainda reitero que baixas doses de cannábis podem provocar:

a) Sensação de bem-estar e relaxamento;

Continua após publicidade

b) Sensação de que os sentidos estão mais aguçados;

c) Leve ou discreta alteração do pensamento e julgamento;

d) Prejuízo da coordenação motora;

Continua após publicidade

e) Perturbação da percepção do tempo e espaço;

f) Acidentes de trabalho e domésticos;

g) Crises de ansiedade/pânico.

Notando alguns destes efeitos, podemos reiterar que há razões mais do que suficientes para os pais procurarem auxílio de profissional da saúde especializado para cessar o consumo desta substância imediatamente. Trabalhar, estudar ou mesmo cuidar de uma criança sob a influência de quaisquer substâncias pode ser um grave risco presente e futuro para todos.

Atenção!
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento