Por que só consigo dormir se fumar maconha?

por Danilo Baltieri

1ª) Sou um professor universitário bem-sucedido, 50 anos, chefe de família. Mas necessito diariamente dar dois tragos num baseado antes de dormir; é a única hora do dia que eu fumo. Gosto de fumar domingo pela manhã também, quando tenho um tempo livre… Fumo maconha desde a adolescência. Essa maconha somente para dormir é prejudicial à saúde ?

Continua após publicidade

2ª) Tenho 65 anos. Tenho insônia há mais ou menos uns 30 anos. Crônica mesmo, às vezes passo 45 dias sem dormir nada, nada! Talvez decorrente de na juventude ter fumado maconha por uns 30 anos. A insônia começou depois de ter parado com isso. Será que se voltar a fumar, voltarei a dormir?

Resposta: Cannabis (maconha) é a droga ilícita mais frequentemente utilizada ao redor do mundo, com uma taxa de uso de aproximadamente 4,5% da população mundial. Esta categoria de substância psicoativa é especialmente prevalente entre jovens. Assim, a idade precoce de início de cannabis é comumente um importante fator relacionado com uma miríade de problemas à saúde, incluindo transtornos mentais, insucessos acadêmicos, queixas respiratórias, dentre outros.

Em contraste, através do isolamento de dois componentes ativos da cannabis (dentre pelo menos outros 60) – o tetrahidrocannabinol (THC) e o cannabidiol (CBD) – medicações têm sido desenvolvidas para tratar algumas condições clínicas, especialmente quadros de dor crônica e espasmo muscular.

Existem vários motivos para uma pessoa usar cannabis. Dentre eles, destacam-se a busca por diversão e a promoção da interação social.

Continua após publicidade

Maconha e o sono

Alguns outros indivíduos têm relatado utilizar cannabis para facilitar o sono. Este motivo não é incomum e tem sido registrado por cerca de um quarto de uma grande amostra de estudantes universitários. A sensação de relaxamento tem sido relacionada pelos usuários com a facilitação do sono.

Alguns estudos científicos têm sido realizados investigando a influência do consumo de cannabis sobre o sono. Outrossim, estudos envolvendo a medicação Sativex (um spray oral baseado na associação entre THC e CBD) têm sido recentemente desenvolvidos. No entanto, os resultados têm sido conflitantes entre os estudos; além disso, muitos desses estudos deixam de incluir nas análises alguns fatores que poderiam eliminar a associação direta entre o uso de cannabis e a facilitação do sono.

Continua após publicidade

Curiosamente, estudos envolvendo cannabis medicinal mostram resultados satisfatórios no alívio de problemas com o sono; contrariamente, estudos com cannabis usada na comunidade mostram esse uso como um fator de risco para problemas com o sono. De qualquer forma, um dos sintomas de abstinência entre dependentes de cannabis é o prejuízo do sono.

De fato, reconhecer os efeitos da cannabis sobre o sono é importante tarefa para pesquisadores ao redor do mundo. Se demonstrada uma relação negativa, ou seja, o uso de cannabis prejudica o sono, isso pode ser mais um potencial instrumento para demover a ideia de utilizar ou mesmo manter o uso da droga.

Um recente estudo que analisou 39 pesquisas já realizadas sobre o papel do uso de cannabis sobre o sono revelou que, embora os usuários de cannabis experimentassem aumento em uma das fases do sono (Fase 2), eles tinham um redução em uma outra fase do sono (a de ondas lentas). Assim, o tempo total do sono não foi modificado pelo uso de cannabis.

Estes resultados sugerem que cannabis não é benéfica para melhorar o sono, exceto para aqueles indivíduos que utilizam a cannabis medicinal para o tratamento de uma condição clínica que comumente prejudica o sono, como é o caso da dor crônica. Neste último caso, o efeito da cannabis medicinal não seria direto sobre o sono, mas atuaria sobre a redução da dor e, consequentemente, sobre a melhora do padrão do sono.

Apesar dos resultados conflitantes nas pesquisas realizadas ao redor do mundo, não há qualquer evidência forte que apoie o uso de cannabis na comunidade para a melhora do sono. Casos anedóticos têm sido registrados, onde pessoas reiteram que existe uma melhora do sono após o uso de cannabis. No entanto, outros fatores poderiam mediar ou modular essa associação, tais como crença prévia de que a droga é eficaz para o sono, autoimposição de algum momento de silêncio e conforto para utilizar a droga, ou mesmo alívio dos sintomas de abstinência da droga entre aqueles já dependentes da substância.

Várias da informações contidas nesta resposta foram baseadas no interessante manuscrito abaixo:

Gates PJ, Albertella L, Copeland J. The effects of cannabinoid administration on sleep: A systematic review of human studies. Sleep Med Rev 2014, 18 (6): 477-487.