“Ansiolítico”? Maconha só para dormir? Nem assim!

por Danilo Baltieri

"Sou usuário de maconha já faz uns 8 anos, atualmente só durmo se fumar. Todos os dias acordo às 6h30 para trabalhar e quando não fumo, não prego o olho e fico muito ansioso. Por isso acabo não agüentando e fumo para dormir. Fui ao médico ele me receitou Stilnox, porém, não abri o jogo em relação à maconha."

Continua após publicidade

Resposta: Alguns usuários crônicos de maconha podem desenvolver vários problemas psicológicos e físicos advindos desse consumo.

Sintomas de síndrome de abstinência de maconha têm sido vislumbrados em vários desses usuários e são caracterizados por: irritabilidade, desejo intenso para consumir a droga tanto para obter os efeitos prazerosos e relaxantes, quanto para aliviar os sintomas disfóricos da falta do uso, prejuízo da qualidade e quantidade do sono e diminuição do apetite.

Lembro que síndrome de abstinência de alguma substância psicoativa significa a presença de sinais/sintomas psicológicos e /ou físicos decorrentes da parada abrupta ou redução abrupta do uso da substância.

De qualquer forma, você pode estar apresentando alguns desses sintomas, como a insônia. Mas, também, existem outras causas de insônia que deverão ser descartadas.

Continua após publicidade

Você deve revelar os seus hábitos e problemas ao seu médico, de tal forma que ele possa estabelecer um diagnóstico adequado e propor um tratamento efetivo. Se você esconder o seu consumo crônico de maconha do seu médico, o seu problema será, seguramente, muito mais dificilmente resolvido.

Lembre-se: o médico não o avaliará de forma negativa, se você revelar todos os seus hábitos inadequados ou potencialmente prejudiciais. Ele precisará desses dados para orientá-lo e ajudá-lo.

De qualquer forma, você mesmo está percebendo prejuízos relacionados ao consumo dessa substância. Isso é o primeiro grande passo para a busca de ajuda correta para cessar esse uso e melhorar alguns parâmetros relacionados com a sua saúde. Não perca essa oportunidade e procure tratamento. Boa sorte!
Abaixo, forneço uma interessante indicação de leitura sobre os sintomas de síndrome de abstinência de maconha.

Continua após publicidade

HANEY, M. (2005) The marijuana withdrawal syndrome: diagnosis and treatment, Curr Psychiatry Rep, 7, 360-6.

Atenção!
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento