Mãe compete mesmo com os filhos?

por Blenda de Oliveira

"Minha mãe tem raiva quando qualquer um de nós, filhos, estamos bem. Faz tudo para que estejamos sempre mal um com os outros e vive a nos culpar por tudo de ruim que ela tenha. Por que isso?"

Continua após publicidade

Resposta: Sim, há mães que competem com o bem-estar dos filhos, requerem deles toda atenção e exclusividade. Apesar de maior parte das mães querer ver os filhos encaminhados nas suas escolhas, há exceções que consideram o fato dos filhos terem vida própria como uma espécie de abandono e começam a requisitar com chantagens, disputas entre os filhos e atribuição da sua amargura a eles.

Na maior parte dos casos são pais que criaram os filhos para seres seus pais e não permitem que filhos sejam filhos e tenham autonomia, vida própria e, acima de tudo, sintam-se felizes. A felicidade, o bem-estar dos filhos funciona como ameaça e abandono, quase uma deslealdade. Muitas vezes os filhos constroem uma vida muito próxima do que os pais gostariam de ter tido e nem sempre é muito fácil de tolerar.

É importante que você esteja atenta para não assumir culpas e terminar deixando de viver e cuidar dos seus interesses, objetivos e determinações. Mesmo que vivesse para sua mãe, ainda assim de nada adiantaria, já que o que ela vive diz respeito a ela. São questões da ordem da vida emocional: sua mãe provavelmente tem seus traumas e ressentimentos que dizem respeito ao modo como viveu e vive família, casamento, realização pessoal, que provavelmente estão presentes muito antes de ela ter se tornado mãe.

Boa Sorte!

Continua após publicidade