O amor da minha mãe me sufoca. O que eu faço?

por Rosemeire Zago

"Não consigo me libertar do amor sufocante de minha mãe. Tenho 29 anos. Não quero magoá-la, mas estou infeliz. Além disso, ela faz chantagem emocional."

Continua após publicidade

Resposta: Você escreve que não consegue se libertar. Já pensou se quer? Muitas vezes dizemos querer algo, mas nem sempre temos uma atitude condizente com o que dizemos.

Quais atitudes você está tendo para conseguir se libertar dessa situação? Quais você pode ter? O passo mais importante para se libertar de qualquer situação que sufoca, aprisiona, é buscar a independência financeira e emocional. Você depende dela para algo? Você é dependente de sua mãe financeiramente? E emocionalmente? Comece identificando isso, e caso seja dependente em algo, procure meios para conseguir sua independência.

Por onde pode começar? Por um emprego que lhe proporcione condições de se manter? Morar sozinha? Mas de nada adianta conseguir ser independente financeiramente, se é emocionalmente. Há pessoas que mesmo morando sozinhas sentem-se fragilizadas em relação à figura materna, pois a superproteção ou amor sufocante, pode deixar como sequela a baixa autoestima, ou seja, não acredita em si mesma, tornando tudo mais difícil, entende?

Se não acredita em si mesma como irá conseguir um bom emprego? Se esse for seu caso é importante começar a valorizar sua capacidade, diminuir sua necessidade, caso a tenha, de aprovação e reconhecimento de sua mãe. Se não conseguir sozinha, a psicoterapia poderá ajudá-la nesse processo de autoconhecimento.

Continua após publicidade

E compreensível você não querer magoá-la, mas será que se não fizer como ela quer, será possível conseguir isso? E o quanto essa situação está te magoando, machucando, fragilizando? Procure se fortalecer, acreditar mais em si mesma e na sua capacidade de conseguir tudo o que mais deseja.