Mãe e filha: fazíamos tudo juntas, mas agora preciso de espaço; reclama filha

por Blenda de Oliveira

"Eu e minha mãe sempre fizemos tudo juntas, desde supermercado até ir a festas. Mas estou em ano de vestibular, focada nos estudos e diminuí a frequência das saídas. Ela agora sempre fica chateada quando recuso seus convites para sair; mesmo explicando que preciso me dedicar, pois Medicina é um curso muito concorrido. Eu preciso dos finais de semana para estudar, pois trabalho durante a semana. Ajude-me! Como faço para que ela me compreenda?"

Continua após publicidade

Resposta: Posso imaginar que para sua mãe estar com você em quase todas as atividades deve ter representado a mais pura e legitima forma de amor. Estar juntas física e emocionalmente, para ela, era a certeza da força do vínculo, da relação que vingou e deu certo. Entretanto, como em todo amor passional, há uma espécie de egoísmo já que quero que o outro faça e viva de acordo com os meus desejos e as minhas condições.

Pois bem, você inicia uma ciclo em que seu desejo busca uma lugar e se diferencia do desejo de sua mãe. Não deixa de ser uma ruptura, mas necessária e saudável. Porém, precisará de uma certa paciência para que a relação com sua mãe, antes misturada, se diferencie e vocês possam cultivar bons momentos, mas sem o controle e a manipulação do amor.

Como fazer?

Não há muita saída senão fazer, agir e sinalizar para sua mãe que sua decisão de investir boa parte do seu tempo nos seus estudos não significa que não a ame ou não queira estar com ela. Significa sim que você está cuidando de você e das possibilidades da sua vida. Mostre para ela o quanto ela foi importante na sua formação, por isso pode dar conta de tantas coisas.

Continua após publicidade

Peça que ela a ajude e não torne as coisas difíceis para vocês.

Enquanto você deixa claro verbalmente sua escolha, precisa deixar claro pela ação, pelas atitudes. Sei que é desafiadora a situação, mas retroceder neste momento é apenas adiar dificuldades futuras. Portanto siga, estude, ocupe o seu lugar e faça valer o seu desejo.

Boa sorte!

Continua após publicidade