Sou uma mãe manipuladora ou de opinião?

por Blenda de Oliveira

"Preciso mudar algo na minha forma de me relacionar com meus filhos? Todos aqui em casa dizem que sou manipuladora. Na verdade, eles não sabem o que é manipular ou dar opinião."

Continua após publicidade

Resposta: Primeiro de tudo é importante que você reflita o que considera ser manipuladora. Às vezes pessoas com fortes opiniões nem sempre consegue colocá-las de maneira não impositiva, o que pode tornar a comunicação com características de manipulação.

Infelizmente, a comunicação é um dos grandes entraves nas relações de modo geral: amorosas, familiares, profissionais etc.

Por outro lado, é a grande possibilidade de aproximação e canal para a demonstração dos afetos, das ideias e porta de entrada para o diálogo. Quando há diálogo, não há imposição e manipulação. Há sim a oportunidade de troca e, principalmente, de escuta.

Sugiro que você escute e pergunte com genuína intenção de melhorar onde e o que eles enxergam em você como manipulação.

Continua após publicidade

Lembre-se que abrir-se ao diálogo não diminuirá a força de suas opiniões, mas, com certeza, ajudará muito a comunicar-se melhor.

Sempre que mais de uma pessoa nos chama a atenção para um modo como nos comportamos, é interessante parar, ouvir, refletir e dialogar. Você pode ter grandes aprendizados abrindo-se para ouvir. Que tal tentar?

Boa sorte.

Continua após publicidade