Dicas para as mães de primeira viagem

por Sonia Corazza

O período da gestação é cercado de grande apreensão e dúvidas, principalmente para as mães de primeira viagem.
A mulher sente-se só, com a autoimagem estética abalada e abandonada pela indústria cosmética, pois essa é uma fase onde o uso dos produtos com os quais ela estava acostumada, via de regra não cabe. Não é possível colorir os cabelos, nem fazer tratamentos estéticos mais intensivos, já que a possibilidade de gerar um quadro de irritação ou alergia são bem maiores.

Continua após publicidade

Com esse distanciamento da sua rotina diária de cuidados de beleza, há uma busca constante por bem-estar para acalmar sua ansiedade e se sentir bem em relação ao seu próprio corpo.

O toque no bebê

O nascimento representa uma quebra de vínculo físico entre o bebê e a mãe que deve ser realizada com suavidade e muito carinho. O toque representa um momento de contato fundamental para o equilíbrio orgânico e emocional desse ser indefeso, que deve ser preservado durante seu processo de adaptação ao mundo.

Trabalhos científicos recentes mostram a melhora da qualidade de sono, alimentação e tranquilidade de bebês recém-nascidos que são submetidos às massagens diárias realizadas por suas mães. Porém, é preciso conhecer as características únicas da pele e do organismo dos bebês, que estão em processo de adaptação ao mundo extremo, para recebê-los com o devido respeito.

Continua após publicidade

Aromaterapia

O estudo dos cheiros e sua ação no corpo humano têm evoluído muito na última década. Os aspectos anatomo-fisiológicos cerebrais e todo o processo de cheirar e perceber odores derrubaram teorias estabelecidas, mesmo que recentes, mostrando o organismo como um universo ainda não totalmente explorado, trazendo a cada dia novas informações sobre o olfato e sua importância para o bem-estar e a saúde.

Os estudos de ressonância magnética cerebral e o mapeamento do sistema límbico apresentam áreas distintas de resposta para diferentes estímulos olfativos, trazendo possibilidades práticas de uso para a obtenção de melhoria da qualidade de vida e saúde humana. Os cheiros e a natureza estão ai prontos para transformar a vida da gestante em tempo de alegria e bem-estar, experimente!

Continua após publicidade