Makeup para brasileiras; saiba os truques

por Sonia Corazza

Todas sabemos que a mulher brasileira pega leve no makeup. As que gostam de uma cor mais marcante, hoje preferem um traço de delineador colorido, verde ou azulado, quando muito. O dia a dia num país tropical é uma prova para as fórmulas cosméticas. Tem que dissimular imperfeições, mas não pode escorrer. Tem que iluminar a pele, mas nada de deixar a aparência gordurosa. Tem que melhorar, mas sem se fazer notar. A palavra mestra da maquiagem neste país é naturalidade. Produtos e texturas devem mesmo ser especiais para garantir isso.

Continua após publicidade

Então qual é o caminho?

A mulher brasileira sabe ser natural. Prepara bem a pele, escolhe bases líquidas de efeito-mate, espalha bem para garantir uniformidade. Enche os cílios de máscara, penteia as sobrancelhas com uma escovinha. Contorna os lábios com lápis delineador de tom da pele e exagera no gloss. Tudo certo… Mas como escolher bons produtos?

Regra número 1: segurança para a pele e mucosas

Imperativo lembrar: a área dos olhos e a região que contorna os lábios são compostas por uma pele muito delicada, que precisa de respeito a sua fisiologia.

Continua após publicidade

Nunca use produtos que não foram destinados a esse fim. Blush não pode ser usado como sombra. Batom não serve para colorir maçãs do rosto. Quando um formulador escolhe matérias-primas tem em mente a segurança e a utilidade de cada ingrediente para o destino que se propõe. Os corantes e pigmentos são divididos em categorias químicas distintas, com restrições de uso e limites de concentração para cada uso, portanto atente para o que o fabricante indica: sombra é para ser usada nas pálpebras, batom nos lábios, blush nas maçãs do rosto e existem lápis para delinear cada pedacinho específico do rosto. Respeite isso, afinal a sua segurança está em jogo.

Bases de makeup multifuncionais

Atualmente as bases líquidas, cremosas e semi-sólidas evoluíram de tal forma que agregam várias qualidades num só produto. Além de homogeneizar textura e tonalidade da pele, também hidratam e protegem a pele da radiação solar. Fantástico!

Continua após publicidade

Escolha as mais fluidas e leves para pele mista e oleosa, são fórmulas que não contribuem para formar comedões, nem espinhas e proporcionam efeito bem natural. Deixe as cremosas e mais pesadas para disfarçar manchas ou cicatrizes. Afinal a maior presença de pigmentos e substâncias espessantes pode também acarretar em um visual mais carregado, além de representar maior potencial comedogênico.

Áreas nobres

Olhos e lábios, cuidado com essa vizinhança! Além de evitar o contato com essas mucosas, é importante que os produtos escolhidos tenham mínimo potencial irritativo ou sensibilizante. Preferencialmente também devem ser livres de conservantes como parabenos e liberadores de formaldeído. Se possível escolha os sem perfume, ou que esse seja comprovadamente hipoalergênico.

E é isso, maquiagem natural, segura e atual, exatamente como a brasileira merece.