Nas férias mantenho ou largo minhas atividades físicas?

por Simone Sarti

Resposta: Durante todo o ano “lutamos” para manter a regularidade do treinamento, que aliás é imprescindível para se ter bons resultados.

Continua após publicidade

Com a chegada das férias, vem a dúvida: manter ou largar e descansar?

Você pode resolver a questão de três formas diferentes:

1. Se você tem uma rotina de treino de leve a moderada, é possível incrementar o programa de exercícios em cargas, número de séries, número de vezes na semana, etc. Aproveite a maior disponibilidade de tempo para intensificar o treinamento e mesmo assim conseguir fazer a recuperação adequada.

2. Você pode também descansar e pronto. Não há problema nisso, há não ser que você participe de competições, nesse caso deve haver um planejamento específico para esse período.

Continua após publicidade

O que pode e provavelmente vai acontecer é cair um pouco a sua condição física geral, porém, muitas vezes é mais importante se livrar do estresse e depois voltar com carga total, ou seja, descansado e cheio de energia.

3. Diversificar. Você pode mudar o tipo de atividade ou esporte que pratica. Fazer exercícios que normalmente você não faz. Se você treina corrida e musculação e vai para praia, experimente jogar vôlei e caminhar dentro da água ou fazer trilhas na montanha, ciclismo e aulas de alongamento ou dança.
Dessa forma, seu corpo, suas articulações “descansam” das repetições dos movimentos habituais ao mesmo tempo que não para de se exercitar, preservando boa parte ou toda sua condição física.

Faça uma autoavaliação de como está o físico e o psicológico e então decida a melhor forma de passar suas férias.

Continua após publicidade