Faço musculação mas não consigo tornear os músculos.O que faço?

por Simone Sarti

"Já malho há três anos e não consigo marcar os músculos"

Continua após publicidade

Resposta: A musculação é uma das atividades que traz resultados muito rapidamente. Portanto três anos seriam suficientes para grandes progressos, a não ser que seus objetivos foram mudando ao longo desse período e dessa forma você teria tido vários recomeços.

Caso contrário, alguma coisa está faltando.

“Tornear e marcar” os músculos, como você coloca, eu entendo como uma definição da musculatura. Para que isso aconteça duas coisas são igualmente importantes: a dieta e o treinamento.

Para que aja definição, não pode haver camada de gordura sobre o músculo, senão ele ficará “escondido”. Acontece o aumento da massa muscular, porém não se consegue ver os contornos do músculo. Por isso é importante caprichar na dieta. Mesmo que você não esteja acima do peso, é preciso chegar a níveis bem baixos de gordura corporal.

Continua após publicidade

Um especialista em nutrição esportiva fará o cálculo do seu gasto calórico para montar uma dieta com calorias a menos, mas que lhe forneça energia suficiente para o treinamento, que será necessariamente intenso, pois seu objetivo requer esse tipo de trabalho: cargas relativamente altas, muita intensidade. Os aeróbios devem estar incluídos, pois eles irão ajudar muito no gasto calórico geral e na queima de gorduras.

Tanto o treinamento localizado como o aeróbio devem ser planejados exclusivamente para você. Os resultados só aparecem quando o professor acompanha cada pequeno progresso do aluno e assim adiciona um novo estimulo (cargas, repetição, tipo de exercício, etc.)

Treinos prontos, que todos fazem igual, pode dar resultado para alguns e para outros não.

Continua após publicidade

Faça uma boa avaliação da sua condição atual e comece um programa preparado especificamente para você.