Do verão para o outono: saiba se você tem manchas suspeitas na pele

por Sonia Corazza

Nesta época do ano é comum o susto na frente do espelho. O sol que castigou a pele por meses deixou marcas no rosto, côo, braços e por onde mais andou. São manchas, ressecamento e até uma bela alteração do relevo cutâneo, com linhas e sinais mais profundos.

Continua após publicidade

As manchas que aparecem na pele são causadas principalmente pela ação do sol.

Os raios UVA e UVB penetram profundamente, ativando a produção da melanina, pigmento natural que causa o escurecimento da pele. Com o passar dos anos, os efeitos da radiação solar se acumulam, favorecendo a concentração de melanina em determinadas regiões, o que causa a formação de manchas mais escuras.

Durante a gestação, devido à intensa alteração hormonal, existe grande possibilidade de se formar manchas na pele do rosto, chamadas de cloasma gravídico. Depois dos 50 anos o estrago é ainda maior, pois as defesas naturais estão empobrecidas. Mas o resultado estético não é o pior. O importante agora é fazer uma autoavaliação do que ficou de marca na sua pele, para saber se há perigo de ter desenvolvido um câncer de pele.

Manchas suspeitas

Continua após publicidade

Se você notou manchas que mudam de cor, tamanho, têm formato irregular e coçam, consulte um dermatologista. Em se tratando de radiação solar, todo cuidado é pouco.

Veja os 7 pontos para checar se existe possibilidade de as manchas que aparecem na sua pele serem suspeitas:

1 – Muda de tamanho?

Continua após publicidade

2 – O desenho é irregular?

3 – Muda de coloração?

4 – O diâmetro é maior que 7 mm?

5 – Inflama?

6 – Sangra ou descama?

7 – Apresenta sensibilidade ao toque, frio ou calor?

Sardas e receita caseira

Claro que as manchas pigmentares que aparecem no rosto, colo e braços devem ser tratadas por um dermatologista competente. Você pode evitar o aparecimento de novas marcas usando diariamente filtro solar, de FPS mínimo 15. Mas se depois da sua autoavaliação não há nenhuma mancha suspeita e digna de uma conversa com o médico, experimente a clássica receita de chá de salsa para clarear a pele de forma suave e sem efeitos colaterais.

A salsinha, cujo nome botânico é Petroselinum crispum, contém vitaminas A, B1, B2, C e D, que vão ajudar a sua pele.

Ferva a água e desligue. Adicione um punhado de salsa fresca e deixe macerar por 10 minutos. Coe a aplique o líquido frio em compressas sobre as sardas.

Outro truque de nossas avós é aquele onde você massageia a pele com uma mistura de aveia em flocos embebida no chá de salsa e gotas de limão.

Mas, atenção!

Enxágue bem a pele depois e capriche na proteção contra os raios UV.

Bom início de outono!

* Os ultravioletas A (UVA), são ondas entre 320 e 400 nm e representam cerca de 75% do total dos UVR (radiação ultravioleta) solares e cerca de 98% dos UVR que atingem a superfície terrestre e são certamente fatores de causa no processo de fotoenvelhecimento e muitos os consideram como um dos principais responsáveis por algumas formas de câncer da pele.

Os UVA são também associados a muitas fotoalergias decorrentes de absorção de remédios ou de simples doenças.

Os ultravioletas B (UVB) são ondas entre 290 e 320 nm, representam cerca de 18% do total dos UVR emitidos pelo sol, mas somente 1 a 2% alcançam a superfície da terra. Embora a presença destes UVB não seja alta, eles são associados à maioria dos danos causados aos humanos pelo sol. Tradicionalmente foram tachados como os únicos culpados pelas queimaduras e diversos cânceres da pele. Atualmente, já não carregam mais a culpa sozinhos. É bem provável que outras ondas, na faixa dos UVA, estejam envolvidas na formação de tumores, e em certos casos, podem até ser o principal agente causador desse mal.