Como manter a frequência cardíaca?

por Milena Liste

"Já faço acompanhamento médico, mas a situação persiste. Os médicos chegam a nem acreditar. Tenho 72 anos e todos os exames feitos este ano: mapa, holter, teste ergométrico, ecocardiograma, até uma cintilografia cardíaca; todos de acordo com a minha idade, dentro da normalidade. Agora, peço orientação de como fazer os exercícios, como começar, em que rítmo, qual deve ser a frequência? Não sei bem o que é frequência cardíaca, se for os batimentos, os meus estão na média de 50. Então, levando em conta a minha frequência, como devem ser feitos os exercícios? O fato de não poder me exercitar está me deixando muito triste, às vezes até deprimida."

Continua após publicidade

Resposta: Um treinamento físico basicamente se divide em atividades cardiovasculares e musculares.

Atividades cardiovasculares ou cardiorrespiratórias são as atividades aeróbicas, no seu caso, caminhada, bicicleta ergométrica, natação, hidroginástica.

O ideal seria você usar um monitor cardíaco, um relógio que marque seus batimentos ou frequência cardíaca (quantidade de vezes que o coração bate por minuto), para sua idade a frequência máxima FC Max é 148bat/min. Se você atingir este batimento cardíaco por minuto você pode correr o risco de ter um infarto ou acidente vascular cerebral. Então você deve no máximo atingir 60% a 65% desse valor que é 89 a 96 batimentos por minuto.

Quando você caminhar, andar de bicicleta, nadar ou fazer hidroginástica seu batimento cardíaco por minuto deve oscilar entre 89 a 96.

Continua após publicidade

Você entendeu?

Qual frequência semanal?

De 3 a 4 vezes, descansando um dia sim, outro não.

Continua após publicidade

Qual duração?

De 20' a 60' está numa duração saudável.

Quanto à atividade muscular, pode ser musculação de baixa intensidade, ioga , pilates, aula de ginástica localizada leve. De 2 a 3 vezes na semana.

Bom, acho que respondi sua pergunta.

Bons treinos!

Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento.