Verão exige cuidados especiais com as mãos

por Sonia Corazza

Quem pensa que a pele é igual no corpo inteiro, comete um sério engano, pois em cada região do corpo existem diferenças enormes entre as camadas da epiderme, derme e hipoderme. Falando especificamente da pele das mãos, a complexidade já começa pela parte anterior e posterior. A pele da palma das mãos é bem diferente da pele do dorso, portanto suas necessidades são bem diferentes.

Continua após publicidade

Sofrimento contínuo merece cuidado especial no verão

As lavagens constantes e o trabalho diário removem a proteção natural da pele das mãos, deixando-a áspera, ressecada e propensa à formação de manchas e calosidades. Além disso as mãos sofrem com a agressão solar durante o ano todo, as exposições repetidas ao sol exercem efeito sobre a pele de forma acumulativa, favorecendo seu envelhecimento acelerado.

A chegada do verão expõe a pele das mãos de forma muito intensa a todos os danos. O sol é fascinante e essencial para a vida, mas todo cuidado é necessário para as regiões nobres do corpo sempre expostas à radiação, como estas nossas principais ferramentas de trabalho. Mesmo nas cidades é fundamental intensificar a proteção dada as mãos durante os meses de verão, que devem ser protegidas com bloqueadores solares com FPS 30, no mínimo.

Uma outra dica importante é mantê-las lubrificadas e bem hidratadas, por isso procure produtos hidratantes cuja fórmula deverá conter vitaminas umectantes e antioxidantes como Pantenol e Vitamina E, além de lipídeos vegetais, como óleo de semente de uva ou germe de trigo.

Continua após publicidade

Atenção com a caipirinha

Você deve conhecer alguém que já teve o desprazer de sair ao sol depois de preparar uma bela caipirinha, não? O resultado é uma manifestação alérgica causada pela exposição da pele que teve contato com suco de frutas cítricas, principalmente limão, laranja e tangerina, denominada fito-foto melanose. Surgem manchas escuras, ressecadas e até bolhas no local exposto, que podem até exigir tratamento médico, dependendo da intensidade do quadro.

Outras substâncias químicas aplicadas na pele também podem causar reações alérgicas, como refrigerantes, perfumes ou produtos de limpeza. O importante é lavar bem as mãos antes de sair ao sol, certificando-se de que não existem mais resíduos de produtos potencialmente danosos e então aplicar uma generosa camada de bloqueador solar sobre a pele.

Continua após publicidade

E curta o verão!