Sinto ciúme de meu marido dar carona à colega de trabalho. O que faço?

por Anette Lewin

"Sou casada há dois anos e sou muito ciumenta. Há um mês meu marido começou a dar carona para uma amiga de trabalho, pois ele disse que é caminho e não custa nada. Só que isso vem me incomodando muito. Ele disse que ela é casada e que devo confiar nele. Ele falou que não vai deixar de dar carona, porque não tem nada demais. O que faço?"

Continua após publicidade

Resposta: A solução mais simples para o seu problema seria perceber que a única coisa que você pode fazer frente a essa situação é mudar sua postura.

Seu marido já disse que não vai deixar de dar carona à colega e sua insistência apenas dará destaque a uma situação que certamente não tem tanta importância nem para você, nem para seu marido e nem para a colega.

Muita gente avalia que dar carona a alguém de sexo oposto pode estimular intimidade. Afinal, motorista e carona sentam-se um ao lado do outro e qualquer movimento pode levar ao toque e iniciar uma aproximação sexual. Verdade?

Talvez, se estivessemos falando de pessoas primitivas sem controle sobre seus impulsos. Mas não é o caso das pessoas às quais você se refere. Seu marido e a colega são pessoas casadas, controladas e que só encarariam algo a mais se quisessem. E, nesse caso, não seria necessária a carona. Quando dois querem, qualquer lugar é lugar…

Continua após publicidade

Se você está tão aflita com essa questão, tente entender o que de fato a incomoda na relação conjugal como um todo.

Reavalie sua relação conjugal

1ª) Seu marido lhe dá a atenção necessária?

Continua após publicidade

2ª) As trocas entre vocês estão em equilíbrio?

3ª) Está feliz com a escolha que fez?

Sim, de vez em quando, depois de algum tempo de casamento é necessário reavaliar a relação amorosa e entender qual o rumo que ela tomou.

Novas necessidades vão dando lugar a velhos hábitos e a percepção dessa dinâmica é essencial para que a relação se mantenha em equilíbrio. Nesse sentido, evite sentir cada nova amizade (principalmente feminina) que apareça na vida de seu marido como o prenúncio de uma grande tragédia.

A vida pessoal de cada um continua, mesmo depois do casamento. Novas pessoas entram, outras saem, enfim, casar não é sinônimo de morrer afetivamente para o resto do mundo. Hoje mulheres e homens convivem no trabalho e relações de amizade e camaradagem entre eles são comuns e saudáveis. Sentir ciúmes é normal em qualquer relacionamento. Agora usar o ciúmes como desculpa para controlar o outro é bobagem.

Ninguém controla ninguém através da imposição de regras. A melhor forma de ter alguém ligado afetivamente a você é dando a esse alguém a liberdade de estar com você quando quer e por que quer e não por ser obrigado.

E no seu caso, seu marido tem voltado para casa todos os dias apesar da carona que dá à colega, não é? E é evidente que a atitude mais adequada para preservar seu relacionamento é recebê-lo bem quando ele chegar ao invés de criar um ambiente pesado. Caso contrário, a hora da carona se tornará mais agradável do que a hora da volta para casa. E aí sua relação realmente estará correndo perigo.