Receitas caseiras para o rosto

por Sonia Corazza

Passa o tempo, entram novas tecnologias, modismos em ingredientes cosméticos vão e vêm, mas as receitinhas de beleza caseiras, aquelas passadas de mãe pra filha, acabam resistindo a tudo. Acho bacana, pois além de eficazes, são acessíveis e fáceis de fazer, mas é preciso respeitar algumas regras fundamentais para garantir o sucesso e a segurança de uso.

Continua após publicidade

Para começar é importante atentar para:

– Todos os ingredientes que você vai escolher devem ser frescos e perfeitos, mantidos à temperatura ambiente, a não ser que a receita exija uma condição diferente.
– Faça a quantidade indicada na receita, suficiente para uma ou duas aplicações, mantenha o restante na geladeira num pote plástico ou de vidro bem fechado, por três dias no máximo.
– Os ingredientes podem ser encontrados em farmácias homeopáticas e lojas especializadas.
– Todas as receitas foram testadas e não contém ingredientes danosos, mas se você tem sensibilidade alimentar ou a cosméticos, faça um teste no antebraço e aguarde 24 horas antes de aplicar a fórmula.

Receitas caseiras

O primeiro passo, antes de aplicar as máscaras, será fazer uma esfoliação para remover as impurezas, veja uma boa receita:

Continua após publicidade

Esfoliante para todos os tipos de pele

Ideal para remover as células mortas e preparar a pele para os ativos da máscara, além de melhorar a circulação periférica local.

2 colheres (sopa) de aveia em flocos finos (aveia é aporte de aminoácidos que vão acalmar a pele durante o processo de esfoliação mecânica, evitando que fique irritada)

Continua após publicidade

1 ½ colher (chá) de fubá (é o grão vegetal esfoliante, que não machuca a pele, mas remove as impurezas)

2 colheres(sopa) de mel (age como ingrediente texturizador e umedecedor da pele)

¼ de xícara (chá) de chá de camomila frio

Misture todos os ingredientes e os transforme numa pasta homogênea. Aplique na pele e faça massagens circulares, suavemente. Enxágüe com água morna e seque delicadamente. Em seguida escolha uma das máscaras e aplique.

Agora a receita de máscara facial

Para clarear a pele

½ xícara de arroz branco lavado (contém gama orizanol, que ajuda a clarear a pele)
½ xícara de água mineral (veículo)
1 pacote de gelatina vegetal sem sabor (é o ingrediente doador de viscosidade e protéico da fórmula)
1 colher de sopa de aveia em pó (é aporte de aminoácidos que vão acalmar a pele)
1 colher (chá) de álcool de cereais (age como antiséptico e catalizador da gelificação)

Deixar o arroz de molho na água por 12 horas. Passar num tecido fino e recolher o líquido, onde será umedecida a gelatina. Adicionar a aveia e o álcool e misturar bem. Aplicar na pele limpa, numa camada espessa e homogênea. Repousar por 20 minutos, deitando-se com os pés ligeiramente acima do nível da cabeça. Deixar agir por 30 minutos e remover com água fria. Repetir a aplicação cada semana.

Retirar a máscara com água fria, enxaguando bem.

Enxugar a pele e complementar o tratamento aplicando uma boa quantia do hidratante específico para seu tipo de pele sobre todo o rosto e pescoço.

Os resultados aparecem depois das quatro primeiras aplicações, experimente.