Benefícios e aplicação das massagens: havaiana, com bambus e tailandesa

por Alex Botsaris

Massagem é uma técnica simples, relativamente barata, relaxante e que gera bem-estar para as pessoas. Por isso sou um fã de massagem, como instrumento para controlar o estresse e prevenir vários problemas de saúde. Massagem melhora o humor e o sono, relaxa a musculatura, reduz a pressão arterial e ativa a circulação periférica. Novas técnicas de massagem estão sempre aparecendo e, quando possuem qualidade, vão sendo incorporadas ao arsenal das técnicas existentes. Conheça as técnicas que no momento andam mais em evidência aqui no Brasil.

Continua após publicidade

Massagem havaiana

A primeira que vale ser citada é a massagem havaiana, também conhecida como Lomi-lomi. Ela faz parte da medicina tradicional havaiana, que vê o organismo como um centro da energia vital (mana), que precisa de harmonia e equilíbrio (lokahi). A massagem havaiana, é feita com pés e mãos, e estimula a energia vital e atua tanto no corpo físico quanto espiritual.

Segundo um mito polinésio, os havaianos aprenderam a massagem observando o movimentos das ondas do mar. Assim a massagem é feita em movimentos progressivos, alternado os fortes com os suaves. Acreditam os havaianos que imitando o movimento das ondas é possível buscar o equilíbrio e a harmonia no organismo (lokaki). Ainda segundo a tradição, o massoterapêuta precisa se concentrar para fazer a massagem porque é necessário um estado de transe espiritual para que se consiga atingir a harmonia.

Massagens com bambus

Continua após publicidade

Outra técnica que tem gerado muito interesse é a massagem com bambus. Consta que ela surgiu na França, no início do século passado, criada para moldar o corpo de dançarinas de cabaré. Por isso tem uma grande aplicação em estética. Apesar de ter sido criada na França essa massagem possui muitas influências orientais, e é provável que tenha sido criada por pessoas que conheciam técnicas como a massagem ayurvédica.

Os bambus podem ser rolados na pele ou ser usados para estimular pontos ou áreas da pele, incluindo os chakras da medicina ayurvédica. Os bambus podem ser aquecidos para se obter benefícios do calor, e óleos essenciais podem ser aplicados para relaxar ou embelezar a pele. Os movimentos de rolamento do bambu sobre a pele estimulam a circulação local de forma parecida com a drenagem linfática, por isso tem sido utilizada para tratar celulite.

Massagem tailandesa

Continua após publicidade

Por fim não podemos deixar de comentar sobre a massagem tailandesa. Essa técnica também emprega mãos e pés, e associa movimentos de alongamento das articulações a técnicas clássicas de pressão com os dedos das massagens orientais.

A massagem tailandesa também possui um mapa de pontos e linhas de energia no corpo chamadas de linhas “Sem” de energia, e onde a pressão e outras técnicas de massagem estimulam visando os diferentes efeitos nos órgãos corporais. Uma lenda conta que a massagem tailandesa assim como outras técnicas da medicina thai foram trazidas da Índia por Jivaka Kumar Baccha, médico que teria conhecido Buda, há cerca de 2.550 anos atrás.

Essa grande variedade de técnicas de massagem permite uma diversidade de experiências que atendem a todos os gostos. Dessa forma cada pessoa pode procurar o tipo de massagem com o qual se identifica mais e obtém os melhores resultados.

Atenção!
Esse texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento