Alimentação orgânica é mais saudável?

por Jou Eel Jia

À primeira vista sim. Já que os alimentos que não são orgânicos, devido ao uso de agrotóxicos, tornam-se impregnativos por entrarem no organismo; eles entram e não saem mais, e isso altera o equilíbrio fisiológico. Alguns defensivos agrícolas são altamente tóxicos e cancerígenos.

Continua após publicidade

Pela ótica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o uso de agrotóxicos é apenas um dos critérios a ser avaliado.

É preciso prestar atenção ao que se come. Isso porque segundo a MTC, os alimentos, por si só, podem ‘carregar uma energia perversa’ do meio exterior.

Essa energia perversa é a energia que gera desequilíbrio no organismo. Por exemplo, você pega um alimento que é plantado no pântano que carrega toda aquela energia de umidade e turvacidade. Essa planta tem uma energia perversa, que entrará no seu organismo.

Entretanto algumas plantas medicinais nascem no pântano, pois a energia yin do pântano tem uma ação terapêutica, que serve para o tratamento de doenças muito yang, ou seja, doenças de calor. A flor de lótus por exemplo cresce numa região turva de lamaçal e pode servir para nutrir a energia do rim. Quando você encontra muito calor interno, muita sede, suor, diurese curta, urina amarela e concentrada, você faz um chá dessa planta.

Continua após publicidade

1º) Tem que ver a procedência

De acordo com os fundamentos do Feng Shui, não é benéfico se um alimento for cultivado num lugar em que a energia da terra não esteja boa em relação ao clima e o local, já que o alimento absorve a energia do local. Essa energia é o ch'i da terra, a energia telúrica.

Por exemplo, uma alface plantada numa planície e outra plantada próxima a uma região pantanosa vão ter propriedades energéticas diferentes. Neste caso o princípio ativo orgânico é igual, entretanto a energia que ambas carregam são diferentes.

Continua após publicidade

2º) Tem que ver o tipo de alimento

No reino vegetal são divididos em:

– Folhagem: o que é cultivado em cima da terra (é mais yang)

– Tubérculo o que é cultivado embaixo da terra (é mais yin)

Uma pessoa mais yang tem que se alimentar mais de tubérculos (raízes) por ser um alimento mais yin. Já uma pessoa com uma característica mais yin tem que se alimentar mais de folhagens por ter uma energia mais yang.

3º) Modo de preparar altera energia yin e yang dos alimentos

Você pode pegar uma raiz de tubérculo que é muito yin e aumentar um pouco sua energia yang. Você pega, por exemplo, uma batata crua ou cozida ela é yin, mas se você a coloca na grelha ou no carvão e assa ele se torna mais yang.