O segredo antienvelhecimento proposto pela MTC

por Jou Eel Jia

O processo de conversão de alimento em energia chama-se Qui Hua e é feito pelo TA (triplo aquecedor, órgão funcional na medicina tradicional chinesa), associado à energia do BP (baço pâncreas). Esse processo de Qui Hua corresponde ao processo de estresse oxidativo conhecido na medicina ocidental.

Continua após publicidade

Na medicina ocidental podemos chamar o envelhecimento de estresse oxidativo. Cada vez que o alimento libera energia, ficamos com alguns resíduos que são os conhecidos radicais livres e o acúmulo dessas substâncias provoca o envelhecimento. A cada molécula de glicose é liberado 36 ATP para dar energia ao nosso organismo.

Como envelhecemos?

Os radicais livres são resultado da conversão de alimento em energia para nutrir a circulação dos meridianos e esses radicais provocam envelhecimento e morte celular, surgindo assim as rugas e alterações fisiológicas, etc.

Exemplo de alguns radicais livres

Continua após publicidade

Aldeído (derivado do álcool)

Por isso os alcoólatras têm uma feição mais envelhecida do que as pessoas normais.

Monóxido de carbono (poluição), corantes e embutidos, produtos industrializados

Continua após publicidade

Todos provocam a liberação de uma série de radicais livres que levam à desidratação da célula e inibem a produção de colágeno e elastina que são o 'cimento' das células de nosso organismo. Uma vez haja perda de colágeno e elastina nossa pele enruga e envelhece. O próprio estresse diário provoca uma série de alterações circulatórias e metabólicas levando ao envelhecimento.

Segredo antienvelhecimento

O segredo contra o envelhecimento pela visão da MTC é fundamentado na alimentação para evitar a produção de radicais livres. Portanto, a busca por uma alimentação saudável e natural sem química ou aditivos é fundamental para diminuir a quantidade de "resíduos".

Estresse e equilíbrio energético

Outra dica importante é reduzir o estresse oxidativo através do equilíbrio energético promovendo harmonia na circulação de energia através da acupuntura meditação e Lien ch'i.

Chás

O uso de alguns tipos de ervas medicinais com, por exemplo, chá verde, calêndula, cavalinha e ginkobiloba também ajudam a atenuar as marcas do envelhecimento.