Tratamento para prisão de ventre, cólicas abdominais, azia e enjoos

por Jou Eel Jia

Pela medicina ocidental o estresse crônico é um dos causadores dos distúrbios gástricos e intestinais, que seriam neste caso classificados como doenças psicossomáticas. Ou seja, *causadas ou agravadas por estresse psíquico, geralmente involuntário e inconsciente, acompanhadas de certas alterações do sistema nervoso vegetativo (diz-se de distúrbio de certas funções orgânicas e corporais).

Continua após publicidade

Na Medicina Tradicional Chinesa esses sintomas estão na categoria da alteração do baço-pâncreas, responsável pela regulação do metabolismo, equilíbrio e harmonia do sistema digestivo e nutricional.

Isso acontece porque o excesso de concentração e sobrecarga mental debilita o baço-pâncreas levando à deficiência do estômago.

Evidentemente que distúrbios de outros órgãos como alteração da energia do fígado, coração e pulmão também podem provocar esses sintomas. Para simplificar, o distúrbio dó baço-pâncreas seria a causa principal e os demais órgãos a causa coadjuvante.

Baço-pâncreas é um filtro

Continua após publicidade

Sob o efeito de desequilíbrio o baço-pâncreas perde sua função de separar a energia que vem dos alimentos (pura e impura). Essa energia nociva está nas gorduras, frituras, doces. A conseqüência é o acúmulo dessas energias que se manifestam em indigestão, flatulência e distúrbios gástricos.

Tratamento

O tratamento consiste em fortalecer a energia do baço-pâncreas. Por isso, deve-se evitar o excesso de gorduras, doces e guloseimas para desafogar o baço-pâncreas que, enfraquecido energeticamente, perde sua função de filtrar a energia pura e impura dos alimentos.

Continua após publicidade

Deve-se se buscar uma alimentação saudável – clique aqui – fazer refeições em horários regulares, não ficar mais de três horas sem alimentar-se.

É importante também combater o estresse fazendo relaxamento, yoga, meditação, terapia, atividade física, ter horários regulares de sono e um sono reparador, ter tempo para si, para a família, amigos e o lazer.

*Dicionário Houaiss