Desacelerar a mente e relaxar é simples e fácil; saiba como

por Jou Eel Jia

Muito já se falou sobre a vida agitada como sendo um dos principais agentes estressores.

Continua após publicidade

Mas hoje vou me focar num ponto extremamente importante segundo a ótica da Medicina Tradicional Chinesa: a relação entre estresse e aceleração mental.

De acordo com a MTC, o excesso de aceleração mental leva a uma expansão da energia do fígado. Isso resulta numa hipersensibilidade emocional.

Ou seja, havendo um maior desgaste emocional, há um maior consumo de energia de reserva. Essa energia de reserva chama-se jing, traduzindo para o português, é a essência da energia do rim.

Portanto, para se viver com bem-estar é preciso baixar essa ‘febre emocional’. Sendo assim, controlar as emoções e a aceleração mental é fundamental, pois sob o efeito dessa ‘febre emocional’ nossa mente acelera e isso leva à liberação do excesso de hormônio do estresse. O produto final disso são os radicais livres, substâncias nocivas que causam envelhecimento e baixam a imunidade. Isso sem falar no aumento do colesterol, triglicérides, açúcar, etc.

Continua após publicidade

Giros mentais, longevidade e bem-estar

Controlar a aceleração da mente é um grande segredo de longevidade e bem-estar. Sob efeito da aceleração mental perdemos a oportunidade de experimentar as coisas boas da vida. Isso traz privação e sofrimento.

Equilíbrio de energia

Continua após publicidade

A prática de exercício físico, meditação e dieta saudável irão influenciar na fisiologia orgânica e no equilíbrio da energia.

Controle a respiração e desacelere a mente

O controle da respiração é fundamental para controlar a ansiedade e consequentemente o emocional.

Procure respirar de uma maneira pausada e ritmada; faça o intervalo de um tempo para inspiração e de quatro tempos para soltar o ar. Enquanto estiver inspirando você pode, por exemplo, pensar na palavra inspirando e quando estive rexpirando pensar na palavra expirando.

Dessa maneira você desacelera o ritmo cardíaco, reduz a irritabilidade do córtex cerebral e, sobretudo, equilibra e harmoniza o Ch’i do fígado.

Evite o excesso de expectativas. Quando colocamos muitas expectativas provocamos aceleração mental e isso traz agitação e ansiedade.