Tenha uma boa noite de sono: alimentos indicados e contraindicados

por Jou Eel Jia

Na MTC o sono está ligado à função da energia do coração, do fígado e do baço-pâncreas (BP).

Continua após publicidade

O equilíbrio entre o transporte e alimento é exercido pelo BP; o seu armazenamento pela energia do fígado e a distribuição pela energia do coração.

Ma MTC, a energia do coração está intimamente ligado à vida afetiva e emocional. Frente ao estresse, ocorre um aumento da energia yang do coração. Isso provoca inquietude, irritabilidade, intolerância e muitas vezes ideias persecutórias ou repetitivas. Assim, a MTC busca alimentos que possam acalmar a energia do coração.

Desse modo, evite se excitar antes de se deitar e faça a higiene do sono (saiba mais) com os seguintes procedimentos:

– banho morno;

Continua após publicidade

– alimentação leve;

– evite café e bebida alcoólica;

– não coma em excesso.

Continua após publicidade

Alguns tipos alimentos ajudam a melhorar a função do BP, o transportador de energia, como por exemplo: brócolis, couve-flor, broto de feijão, arroz integral e batata. E outros como: mel, castanha e nozes podem favorecer a função do fígado. Assim, todos esses alimentos contribuem para melhorar a qualidade do sono.

A medicina ortomolecular já comprova que esses alimentos são ricos em triptofano, um tipo de aminoácido que pode ser convertido em serotonina. Ou seja, é a matéria-prima para esse neurotransmissor do prazer. Esses alimentos não somente melhoram o sono como também o estado de humor.