Objetivo da meditação na medicina tradicional chinesa

por Jou Eel Jia

Nós aprendemos a nadar, a andar de bicicleta, que são atividades ligadas ao corpo, mas não aprendemos a controlar a nossa mente.

Continua após publicidade

O que e a mente?

A mente e um fenômeno manifestado pelo nosso cérebro. Por exemplo, se você ouve uma sinfonia de Beethoven, e por alguma razão o CD é destruído, a sinfonia não foi destruída. Fazendo um paralelo, a sinfonia seria a sua mente e o CD o seu cérebro. O próprio Beethoven, já surdo, escreveu sua Nona Sinfonia apenas com a mente.

A mente é um fenômeno manifestado pelo nosso cérebro e pelo nosso corpo. Então sob esse ângulo, você pode controlar a mente com a meditação, cuja finalidade é controlar a energia do nosso corpo, ou seja, ampliar a nossa consciência.

Ao meditar você entra num estado para os indianos chamados de samadhi. Já os chineses chamam esse mesmo estado de ting (quietude). Na prática é o seguinte, você tira a dispersão da mente, que sofre muito as influências das emoções negativas.

Continua após publicidade

Quando a pessoa entra num estado meditativo, ficando com a mente focada – concentrada -, fica livre das influências dos fatores externos, a pessoa tem o controle sobre si.

As doenças em geral como diabetes, colesterol alto, pressão alta, etc, são frutos de uma mente sofrida e confusa que somatiza tudo no corpo.

Estudo

Continua após publicidade

Estudo feito nos EUA há 10 anos, com 1800 pessoas refratárias a tratamentos convencionais, meditando durante oito semanas, cinco minutos de manhã e de tarde, demonstrou que 62% delas tiveram uma melhora expressiva no seu quadro clínico. Essa melhora acontece porque através da meditação, se amplia o nível de consciência e de percepção do mundo, levando a pessoa ao autoconhecimento.

Esse autoconhecimento implica em explorar o mundo interior. Ou seja, desenvolver a sua potencialidade intelectual, como também os planos espiritual e religioso, onde a pessoa entra em êxtase, em comunhão com o universo.

Através desse CONHECIMENTO, você pode controlar suas emoções e explorar as suas potencialidades e isso te torna diferente.

Mas meditar requer, antes de tudo, uma disciplina com você mesmo. Meditar duas vezes por dia, pelo quinze minutos para cada sessão, te possibilitará ter uma boa saúde. Ou seja, um sólido corpo espiritual, mental, emocional e físico. A partir de algumas semanas, tipo dois ou três meses, você já sentirá os resultados.

Tipos de meditação

Meditação de concentração: é a feita pela maioria das pessoas. Um exemplo é a hatha yoga que trabalha postura, respiração ou então a MT conhecida como meditação transcendental focada nos mantras.

Meditação de atentividade: você medita estando atento a tudo que está à sua volta.

Meditação integrada: feita no Budismo Tibetano, mescla concentração e atentividade.

Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento