Prática de meditação fortalece a fé

por Emilce Shrividya Starling

No artigo anterior, ‘Fé é alcançada através do doce autoesforço’- clique aqui e leia, falamos da importância de termos fé.

Continua após publicidade

Hoje vamos contemplar como a Filosofia do Yoga pode nos ajudar a adquirir essa fé.

A que conquistamos através da Filosofia do Yoga, não é uma crença cega, que aceita todos os tipos de dogmas e credos sem questionar, repetindo como um papagaio o que nos ensinaram ou fechando nossos ouvidos para a razão e dúvidas.

A fé cega é composta de medo, ignorância, preguiça. A fé verdadeira é flexível, sem dogmas, aberta à dúvida e à razão.

É como uma planta que permanece se fortalecendo e crescendo. Tudo que precisamos a princípio é uma semente. E essa semente precisa ser apenas um sentimento de interesse nas possibilidades da vida espiritual.

Continua após publicidade

Como disse Jesus, se você tiver fé no tamanho de uma semente de mostarda, você pode remover montanhas. Isso significa remover obstáculos, superar desafios e mudar seu destino através da fé.

Como Ele disse, você não tem que ter uma grande fé, apenas um grão de uma semente de mostarda. Mesmo essa fé salva você de problemas e lhe ajuda a viver melhor nesse planeta.

Às vezes, nós podemos ler um trecho em um livro e nos sentir inspirados a fazer mudanças positivas. Podemos encontrar alguém que já alcançou algum grau de sabedoria e tranquilidade através da prática da meditação e da disciplina espiritual do yoga, e esse exemplo nos torna interessados e motivados a praticar também.

Continua após publicidade

Um texto indispensável para o fortalecimento da fé e da prática e entendimento do Yoga é a Bhagavad Gita, uma escritura sagrada do Yoga – recomendo a Bhagavad Gita, da Editora Pensamento. Leia, contemple, releia esses profundos e sábios ensinamentos que servem como guia e inspiração para nossa vida.

O importante é começar a praticar Yoga, mesmo ainda sem acreditar nos benefícios, pois a fé aumenta através da nossa experiência pessoal, da vivência dos ensinamentos na vida diária, na energia que cresce com as práticas e com a tranquilidade da mente.

A perseverança é uma qualidade muito valorizada em todos os aspectos de nossa vida. Sem firmeza ou perseverança, não obtemos realizações, nem alcançamos serenidade, nem alegria ou prosperidade.

Para conquistarmos fé, precisamos de firmeza no Yoga, paciência, estabilidade, consistência.

Baba Muktananda, um grande Mestre do Yoga, disse: “Você só pode tornar uma realização permanente através da perseverança, da prática constante. Às vezes, após um pouquinho de realização, a pessoa começa a pensar que se tornou perfeita. Mas ela esquece que é preciso trabalhar diligentemente por um longo período de tempo para estabilizar o que quer que tenha alcançado. Portanto, continue a praticar yoga firmemente por um período prolongado e o que conseguir se tornará, também, permanente.”

Entenda que assim como você precisa de constância em seus propósitos para prosperar em todos os caminhos da vida, você precisa ser constante em sua busca espiritual e na conquista da fé.

Você precisa de muita determinação, pois vários obstáculos surgem. Por exemplo, quando você decide levantar cedo toda manhã para meditar, podem aparecer outros afazeres e compromissos. Portanto, tenha vigilância, pois nem sempre as coisas acontecem como você planejou.

Ou você sente preguiça e sua mente quer lhe convencer que meditar é bobagem ou perda de tempo. Desse modo, é necessária muita perseverança para conquistar o equilíbrio e a serenidade da mente.

Muitas pessoas querem ajuda, querem que você lhes dê soluções mágicas, resolva seus problemas, sem fazerem esforço. Mas, precisam compreender que não existe uma varinha mágica . É de vital importância o próprio autoesforço e o desenvolvimento das virtudes como disciplina, constância, perseverança, devoção a Deus.

A mente precisa de algo em que se apoiar. Se ela ficar entregue a si mesma, ela se dispersa e fica inquieta. Sem apoio ou direção, a mente fica girando em círculos, criando pensamentos negativos, destruindo a confiança e paz interior. Ela fica como um barco, sem leme e sem direção. E, as práticas do Yoga como a meditação e o canto dos mantras estabilizam a mente para que ela se alinhe com as energias positivas.

Tenha fé. Tenha confiança. Pratique a meditação e muitos frutos e benefícios virão. E, quando se sentar para a meditação, não diga, como muitas pessoas dizem: “Eu não sei meditar”. “Acho que meditar é difícil.”

Meditar é como dormir. Ninguém lhe ensinou a dormir. É algo que você sabe. Da mesma maneira, a meditação faz parte de sua natureza. Ela acontece através de sua fé

Assim, medite com fé. Compreenda que o poder da meditação ultrapassa a limitação da mente e do corpo. Tudo que você tem que fazer é se sentar para meditar com regularidade . Permita que a energia da meditação conduza você para dentro, para níveis tranquilos e para dentro de sua própria natureza verdadeira.

Início de mais um ano

Nessa época, as pessoas se sentem mais confiantes, mais amáveis. Gostam de expressar sua amizade, desejar uns aos outros um feliz ano com muita saúde, prosperidade e realizações.

E… como é bom abrir nossos corações para sentir compaixão, generosidade, bondade e expressar isso em ações boas e gentis.

Através dessa Oração do Yoga, quero expressar minha amizade e votos de felicidade:

“Que todos os seres sejam felizes.
Que todos gozem de saúde.
Que todos vejam somente sinais auspiciosos.
Que ninguém tenha qualquer porção de tristeza.

Que todos superem suas dificuldades.
Que todos tenham seus desejos satisfeitos.
Que todos, em toda parte, fiquem contentes.

Que bênçãos envolvam nossas mães, pais e filhos;
Que tudo que é nosso floresça e seja uma ajuda para o conhecimento.
E que vejamos o Sol por muito tempo.
Om Shantih ! Paz a todos os seres!

Namaste! Deus em mim agradece e reverencia Deus em você! Fique em paz!