Meditar traz onze benefícios

por Emilce Shrividya Starling

Nos últimos anos, a meditação se tornou moda. Muitos falam sobre isso, mas poucos realmente a praticam. Começam e logo desistem, dizendo ser difícil parar a mente e se acalmar.

Continua após publicidade

Muitos ainda acham que meditar é algo estranho e somente para as pessoas nervosas ou religiosas. A meditação, porém, é para todos. Ninguém precisa ser espiritualizado para meditar. É uma pratica curadora e tão natural quanto relaxar.

Onze benefícios da meditação

Pesquisas cientificas têm validado muitos benefícios da meditação:

1º) Redução do estresse
2º) Tranquilidade da mente
3º) Clareza e foco no momento presente
4º) Insights e boas intuições
5º) Autoconfiança
6º) Alegria interior
7º) Coragem
8º) Desapego
9º) Libertação de vícios como da bebida, cigarro, drogas, excesso de comida
10º) Purificação dos padrões mentais do medo, tristeza, raiva, depressão
11º) Contentamento

Continua após publicidade

A meditação é a forma mais eficaz de nos ancorar no aqui e agora. Ela nos conduz ao momento presente onde está a chave para a felicidade, porque o presente é realmente o que temos. Somente no presente podemos construir um bom futuro.

É uma poderosa prática apaziguadora do estresse, acalma o sistema nervoso, reduz os níveis de cortisol, hormônio do estresse. Ela nos ajuda a obter controle sobre as emoções e reações.

No início, o processo de meditação pode ser difícil, porque a mente está agitada, com muitos pensamentos. Parece que o acesso à quietude é quase impossível.

Continua após publicidade

O Yoga chama de "mente de macaco" a incapacidade de se concentrar, pois os pensamentos pulam como um macaco de galho em galho. E, se quisermos parar os pensamentos, a ansiedade e a agitação aumentam. Portanto, a meditação requer prática constante, paciência e motivação.

Não fique decepcionado se durante a meditação, tiver muitos pensamentos e não sentir esse espaço interno de tranquilidade. Vale a pena apenas sentar em silêncio, focar a mente na respiração e cultivar o hábito de parar seu corpo por alguns instantes.

A primeira fase da meditação é apenas parar o corpo por alguns minutos. Ao aquietar o corpo, a respiração se aprofunda e ela vai serenando as ondas mentais.

A meditação é uma parte importante e significativa do meu dia. E, mesmo quando viajo, eu dedico esses minutos sagrados para clarear a mente, equilibrar minhas emoções, recarregar minhas energias, ficar focada no presente.

Quando eu medito, diariamente, sinto-me mais acordada para o dia, mais centrada, mais segura, entusiasmada e contente. Sou encantada com a sensação de apaziguar a mente e me conectar com meu espaço interno onde mergulho em ondas de paz.

Ficar sentada em silêncio me dá tranquilidade e confiança em minha voz, em meu corpo e mente. É uma verdadeira oração, pois me conecto com o Ser interior e me sinto protegida e confiante.

Ao meditar, tenho mais consciência do que está acontecendo no momento presente. Ao encontrar quietude, eu posso prestar atenção no que meu corpo e minha mente precisam. Encontro apoio interno para superação de momentos difíceis e desafiantes porque descubro minha própria coragem, força para ajudar a mim mesma e aos outros.

Quando descobri a meditação, minha vida mudou. Superei medos, venci desafios, descobri autoconfiança e alegria. Alguns anos depois, meu marido passou a meditar também, e assim, nossa vida mudou. E também a vida de nossas filhas mudou para melhor em todos os sentidos.

Sou muito grata ao Caminho de Luz do Yoga e da Meditação que me fez descobrir a divindade dentro de mim, meu próprio Ser interior, fonte de amor, destemor, paz e entusiasmo.

Compreendi como essa prática tem o poder de transformar a vida das pessoas e por isso pratico e ensino a meditação.

Quem medita é mais feliz, compassivo, bondoso e paciente, porque compreende que a mesma Consciência universal habita em cada um de nós e estamos todos conectados a Deus. Se muitas pessoas meditassem, o mundo seria sem violência e mais pacífico.

Aprenda aqui no meu texto como meditar – clique aqui.

Cultive a meditação e estará conquistando paz, autodomínio, superação e alegria.

Namaste! Deus em mim reverencia Deus em você! Fique em paz!