O medo não pode ser um estilo de vida

por Roberto Shinyashiki

Viver preocupado e inseguro não pode ser uma opção de vida.

Continua após publicidade

Você já notou como o mundo está repleto de medo? As angústias estão mais presentes na vida das pessoas do que sua própria sombra. Muita gente vive em um estado de apreensão constante, como se viver fosse um peso a ser carregado a cada dia.

A insegurança é, provavelmente, a pior das doenças da humanidade. Não estou falando daquele medo saudável, que nos leva a ser cautelosos e a proteger a nós mesmos. Mas, sim, daquele medo irracional que muitas vezes fica tão grande que nos paralisa.

O medo de amar e não ser amado, intensificado por fantasias derrotistas, impede que você se lance à mais bela de todas as aventuras do ser humano: viver um grande amor.

O medo de não suportar as dificuldades à sua frente o impede de viver plenamente a vida.

Continua após publicidade

O medo de não conseguir aquele emprego nos faz nervosos durante os testes e as entrevistas, pondo tudo a perder.

O medo de não fechar um negócio faz com que você nem ao menos marque a reunião com um cliente potencial.

O medo de viajar de avião faz com que você não consiga comprar a passagem aérea enquanto seus amigos vão se divertir.

Continua após publicidade

A cara feia de uma amiga na hora do almoço logo se torna um exercício de tortura, pois você fica tentando imaginar o que a teria levado a se comportar daquela maneira. ("Será que teria a ver com algo que eu tenha feito?")

Quando o medo está presente no seu coração, você fecha todas as suas portas para o amor, pois a insegurança faz com que a solidão seja mais suportável do que ver um novo amor terminando.

Muitas pessoas vão para seus encontros afetivos com tanta apreensão que qualquer coisa em seu caminho se transforma em motivo para desistência. Tem gente que, quando sai com alguém com quem está envolvida, tem de escutar sua mente repetir muitas vezes: "Eu sei que não dará certo".

Um vendedor vai para uma reunião de negócios com a mente repetindo muitas vezes: "Eu sei que não dará certo".

Um estudante vai para a prova com uma voz interior dizendo: "Eu sei que não dará certo".

E adivinha o que acontece: acaba não dando certo mesmo!

O medo, aquela emoção natural de cuidado, de proteção, de atenção com o que pode apresentar riscos reais, atualmente está se transformando em uma paranoia sem limites.

O medo da violência nas ruas transforma-se em assombrações grandiosas, e as pessoas portam-se como crianças assustadas. Já não distinguem a realidade da fantasia e tudo as assusta. Muitos adultos passam a ter medo de coisas tão imaginárias quanto o bicho-papão. São adultos agindo como crianças indefesas, apavorando-se em plena luz do dia, pensando que seus medos são verdadeiros.

Muitas vezes, vejo terapeutas atuando com o objetivo de tranquilizar adultos que agem como crianças com medo do escuro. Vejo adultos pedindo ajuda a esses profissionais para adquirir coragem de ir à festa da empresa porque têm medo de que algo dê errado.

Para muitas pessoas, o medo atua como um microscópio que amplifica as dificuldades e que, muitas vezes, distorce um acontecimento simples, dando-lhe o aspecto de uma desgraça de enormes proporções.

Um homem inseguro é capaz de imaginar a esposa fiel como a pior das adúlteras.

Um chefe assustado pode interpretar o interesse do funcionário em participar de um congresso como um sinal de que ele está procurando outro emprego – ou até mesmo de que queira tomar o seu lugar. Resumindo: o medo faz com que interpretemos fatos simples como se fossem inimigos monumentais.

Viver inseguro tornou-se um estilo de vida. Mas isso não tem necessariamente de acontecer.

Até Mick Jagger

Há algum tempo, li uma entrevista do Keith Richards, guitarrista dos Rolling Stones, sobre seu parceiro de banda, Mick Jagger: todo mundo gostaria de ter a vida dele, mas ele transforma sua vida em um inferno. Está sempre preocupado com tudo. Vive estressado, pois não consegue desfrutar as coisas boas que conquistou.

Tenho certeza de que sua vida pode ser recheada de alegrias. Acordar pela manhã pode ser sempre uma bênção e deitar para dormir pode ser um momento de gratidão pelo dia vivido. As derrotas não devem ser transformadas em dramas, pois ocorrerão na vida de todas as pessoas que querem fazer seus sonhos acontecerem.

Os problemas precisam ter a dimensão de desafios a ser enfrentados, e não de impedimentos para suas conquistas. O trabalho precisa ser visto como a oportunidade de você mostrar sua capacidade de mudar a realidade.

Os desafios no amor precisam ser encarados como chances de você fazer desabrochar sua capacidade de amar e ser amado.

Como disse o ex-presidente norte-americano Franklin Roosevelt: "A única coisa que devemos temer é o próprio medo".

A insegurança é a sombra que aparece no coração que não tem confiança!

Por isso, vamos conversar muito sobre confiança, em suas diversas formas: a confiança em Deus, nos outros e em nós mesmos. Quando você acredita em Deus, no outro e principalmente em você, a insegurança desaparece.

O medo que paralisa quase nunca está no perigo real, mas na falta de confiança que sentimos. Quando a confiança estiver em sua alma, o medo desaparecerá, porque a luz não conhece a escuridão.

Mas atenção! A confiança irresponsável é um perigo fatal na vida da pessoa.

Aquele profissional que não realiza seus projetos, mas tem a confiança de que no final tudo vai dar certo está pedindo para ser demitido.

O estudante que não faz seus trabalhos na certeza de que no final tudo vai dar certo acabará sendo reprovado.

O marido que maltrata a esposa na certeza de que ela sempre aguentará tudo, está pedindo para ser abandonado.

A confiança tem de ser construída de modo consciente, e por isso é preciso analisar cada situação, tomar a melhor decisão e agir com precisão.