Estou com medo e ansiedade para poder cuidar do bebê. O que fazer?

por Blenda de Oliveira

"Há três dias estou com crises de ansiedade que me fazem mal. Tenho uma filha de dois meses e meu desespero aumenta só de pensar que não vou conseguir cuidar dela. Estava tudo bem. Fiquei ansiosa porque meu companheiro vai começar a trabalhar e ficarei sozinha com ela."

Continua após publicidade

Resposta: Bebês são seres curiosos e trabalhosos também, além de dependerem de nós integralmente. É muito natural que por esses aspectos despertem em nós dúvidas quanto à nossa competência para cuidar da sobrevivência dessa criaturinha tão pequena e aparentemente tão frágil.

É um engano achá-los fracos. Os bebês avisam com muita prontidão quando há algo errado e nos ajudam a refazer a rota. Claro, a sua angústia é não saber fazer essa leitura, não? Posso lhe adiantar que às vezes poderá não saber e terá que ter a paciência para esperar e tentar o que pode trazer mais conforto. Outras vezes, saberá rapidamente o que fazer. Parte de sua angústia é por estar diante de um ser humano que não fala claramente o que quer e é, de certa maneira, misterioso e incontrolável.

Seu medo é bastante compreensível, mas apenas o dia a dia e suas tentativas e erros poderão lhe trazer maior confiança e traquejo na relação mãe e bebê. A prática a ajudará muito e a necessidade de fazer as coisas podem desfocar o medo e se dedicar aos cuidados. Confie na mãe que está todos os dias se tornando. Nenhuma mulher sabe ser mãe antes de experimentar e esse é um processo que varia de mulher para mulher, no tempo e na maneira que acontece.

Por outro lado, se achar que durante o dia precisa de alguma ajuda, busque-a. Não se cobre ou hesite em assumir que precisa de uma mão para adquirir mais tranquilidade. Às vezes uma amiga pode, mesmo que seja por poucas horas, ajudá-la a criar essa confiança. Peça para seu marido ficar disponível pelo celular, assim poderá falar com ele sempre que precisar ou sentir-se insegura.

Continua após publicidade

Tenho certeza que você pode fazer e fará. Acredite em você e saiba que é a melhor e mais importante pessoa para seu filho neste momento.

Boa sorte!