Tenho medo de ficar sem dinheiro no futuro, mas não existe razão para isso

por Rosemeire Zago

"Tenho reservas acumuladas"

Continua após publicidade

Resposta: Pelo que descreve, racionalmente você não tem motivos para se preocupar, diante disso, seu medo pode ter origem em seu histórico de vida, que de alguma forma está registrado em suas emoções. Você já procurou analisar e relacionar seu medo com alguns fatores de sua vida?

Há casos de pessoas, por exemplo, que quando crianças passaram muitas dificuldades, vendo os pais com poucos recursos, tendo que lutar muito para obterem algo, e como acontece numa fase que registramos tudo com muita intensidade, pode contaminar de alguma forma o momento presente.

Como há pessoas que passaram muita privação em relação à comida e depois de anos, buscam compensar fazendo verdadeiros estoques de alimentos, sem terem o controle. Por isso, o primeiro passo é buscar a origem do seu sentimento, no caso, o medo de ficar sem dinheiro.

Pense sobre sua vida e quais podem ser as possíveis origens para seu medo. O que você passou, seus pais, enfim, o que pode justificar seu medo.

Continua após publicidade

Geralmente quando identificamos a origem de nosso sentimento, seja qual for, passamos a ter mais controle sob nossas emoções.

Lembre-se sempre que não é por que aconteceu há anos atrás que acontecerá de novo.