Sou tímido e tenho medo de chegar mulher numa mulher bonita. O que faço?

por Eduardo Ferreira Santos

"Tenho um problema que me acompanha desde a adolescência: quando chego perto de uma mulher bonita ou que pode se tornar uma namorada começo a tremer, a voz não sai e fico tímido. Hoje tenho 29 anos e isto me traz problemas emocionais. Gostaria de saber se existe algum tratamento?"

Continua após publicidade

Resposta: O problema que você descreve não deixa de ser um tipo particular de "fobia" com as mesmas características de quem tem medo de elevador ou de insetos ou de qualquer outra situação.

A explicação para isso é bastante complexa, pois envolve vários fatores do psiquismo, desde biológicos (genéticos), psicológicos (história de vida) e sociais (momento pelo qual está vivendo).

Sob o ponto de vista estritamente psicológico, é possivel dizer que, na verdade, há algum "núcleo neurótico" inconsciente, provavelmente derivado de um trauma sofrido em algum momento de sua vida, que gera uma angústia terrível, que só se manifesta em alguma situação especial.

No seu caso seria o contato com a garota e o terrível medo de ser rejeitado. Pode ser que você já tenha passado por uma situação semelhante ou não, mas que certamente envolva REJEIÇÃO e isso deixou uma marca profunda em sua mente, que apenas uma psicoterapia poderia ajudá-lo a se livrar dela.

Continua após publicidade

Há também a ajuda medicamentosa (sempre associada à psicoterapia) para aumentar sua autoestima, além de procurar agregar mais valores à sua personalidade, fazendo-o não apenas sentir-se, mas, efetivamente ser mais potente e não ter medo de enfrentar uma possível rejeição.