Meditar ajuda a libertar-se dos medos

por Emilce Shrividya Starling

Os sábios dizem que dentro de nós existe o centro do medo e que todos nós estamos sujeitos ao medo. Quem tem dinheiro e bom emprego, tem medo de perdê-los. Quem tem posição elevada ou posses, tem medo de perdê-las. Quem tem família, filhos e amor, tem medo de perdê-los.Todos têm medo da velhice, da doença e da morte.

Continua após publicidade

Nossos medos são muito antigos. Quando nascemos, trazemos nossas antigas impressões de limitação e medo do mundo. No momento do nascimento, somos empurrados para o mundo e sentimos medo das pessoas, do barulho, do desconhecido.

Existem medos normais e razoáveis que até nos protegem como, por exemplo, não chegar perto do fogo para não queimar os dedos, não chegar à beira de um precipício para não cair ou fugir de um animal que poderia nos atacar.

Existem, porém, os medos que nos aprisionam. Esses são criados por nossos pensamentos negativos, pelas emoções instáveis e conflitantes, pelos sentimentos de culpa, raiva, dúvidas, ansiedade e apegos.

É importante o autoconhecimento, porque o medo se oculta de muitas maneiras dentro de nós. Para vencê-lo, é necessário examinar nosso interior, localizar os disfarces que o medo assume em nós. Muitas vezes, o medo é para acobertar a preguiça, o comodismo, o orgulho, o desânimo e a frustração.

Continua após publicidade

Por causa do medo, uma pessoa escolhe ficar limitada, se priva de alegrias, fala mentiras e comete erros. O medo a paralisa e a impede de desenvolver suas potencialidades. Ela passa a ter medo de ter medo. E o fugir do medo gera pânico. E ela perde a oportunidade de aprender a ser corajosa. Deixa de agir, de ter alegrias, de viajar, de começar coisas novas, de fazer mudanças necessárias, de ousar ser mais feliz. Passa a ter ciúmes, inseguranças, não confia nas pessoas e na vida.

O medo cria uma prisão interna.Tira a paz, a saúde e alegria de viver. Porém existe uma saída para todo este sofrimento e caos interior. Assim como existe um centro do medo dentro de nós, existe também o centro do amor. Ao descobrir este centro do amor interior através das práticas do Yoga, começamos a superar o medo.

O ensinamento do Yoga diz que sentimos medo porque não estamos conscientes do espaço divino de destemor em nosso interior e não estamos conscientes da ajuda de Deus.

Continua após publicidade

Experimentamos o medo porque não conhecemos o Ser interior e não temos consciência do seu poder dentro de nós. Nós nos sentimos distantes e separados do Ser interior e disto resulta nosso medo.

Para adquirir coragem é necessário ter a crença na existência de Deus em nosso interior e se conectar com este espaço interior, tornando-se consciente da proteção divina, sempre disponível.

Esta fé não pode ser uma fé cega, ela tem de ser alicerçada com a oração, com a meditação, com a contemplação dos ensinamentos elevados e sábios.

A meditação diária é uma prática de purificação muito importante para nos libertar do medo. Ela remove as marcas do medo que nos limita e aprisiona. Quando fechamos os olhos e dedicamos um tempo a nós mesmos, sentindo a respiração, observando a mente, aquietando-a com o mantra, o poder da meditação atua em nós, purificando emoções e pensamentos, libertando-nos do medo.Deslizamos para dentro e temos a experiência da tranquilidade, do apoio e segurança que vem do silêncio deste espaço interior.

As mentalizações positivas, as vivências internas, também nos ajudam a desenvolver a fé e o destemor.

Experimente isto agora. Sente-se confortavelmente em uma cadeira, ou relaxe em sua cama. Feche os olhos, respire tranquilamente e com um leve sorriso relaxe seu rosto, seu corpo e sua atitude interior.

Tome refúgio em Deus.Cultive o sentimento de confiança e entrega, fazendo uma apólice de seguro com Deus, sentindo e mentalizando:

"Deus está à minha frente, atrás de mim, em cada lado meu, aonde eu for e em tudo que eu estiver fazendo, Deus sempre me protegerá".

"Eu estou com Deus, Deus está comigo. Eu estou com Deus, Deus está comigo".

Repita algumas vezes, vivencie isto, purificando suas dúvidas e medo.

Permaneça nesse estado por alguns instantes, respirando bem tranquilamente e cultive o sentimento de confiança. Sinta-se calmo e seguro.

Sinta a força que surge em seu interior quando você decide deixar o sofrimento causado por seus medos imaginários e se conecta com seu Ser interior, seu Mestre interior.

Nossa transformação não acontece de um dia para outro, mas ao realizarmos a meditação todos os dias, verdadeiramente algo de maravilhoso acontece: vamos nos libertando das preocupações e angústias. O véu interno do medo que nos separa do amor de Deus vai sendo removido e nos tornamos livres para desfrutar plenamente da vida, amar e ser amado, sentindo o que é a paz interior. Namaste! Deus em mim agradece Deus em você! Fique em paz!

Referências: Meu Senhor ama um coração puro – Chidvilasananda, Swami- Ed. Siddha Yoga Dham Brasil.