Melhor idade são todas as fases da vida

por Renato Miranda

Muito se diz que a melhor idade é a velhice, período mais conhecido como terceira idade.

Continua após publicidade

A melhor idade demonstra, em minha opinião, ser uma expressão de exercício para que sejamos corretos com o idoso, mas de fato não muda nada: o tempo passou como passará para todas as pessoas. Quando alguém alcança a velhice sem saúde, perceberá que nessa etapa da vida não tem nada de melhor.

Em minhas palestras costumo provocar profissionais de saúde ao dizer que não são as palavras somente que melhoram o ânimo e a vida das pessoas idosas, mas sobremaneira as ações respeitosas e de qualidade daqueles profissionais que querem promover auxílio às pessoas para uma vida melhor.

Melhor idade, portanto, são todas as fases da vida em que a pessoa tem saúde psicofísica plena. Ao avaliarmos a característica entrópica de nosso sistema (corpo-mente), chegaremos à conclusão (rápida!) que o processo de envelhecimento é natural e que o declínio de nossas habilidades e funções físicas e psicológicas (psicofisiológicas) é um processo inevitável, mas poderá ter sua velocidade diminuída ou controlada.

Entropia é um desgaste (transformação de energia) natural de qualquer sistema com o passar do tempo. Note que o tempo sugere uso (funcionamento, ação, do sistema), mas em muitos casos (principalmente os sistemas mais sofisticados, por exemplo, sistema elétrico/eletrônico), mesmo sem haver uma determinada utilização há um desgaste natural.

Continua após publicidade

Observe o exemplo do automóvel: se você comprar um carro zero quilômetro e não usá-lo e o mesmo ficar parado na garagem, com o tempo ele perderá sua função, pois várias partes (por exemplo, pneus, bateria e componentes eletrônicos) sofrerão tanta entropia (desgaste natural) que o mesmo perderá sua funcionalidade.

Qualquer sistema na fase da terra, quando comparado ao ser humano é infinitamente grosseiro. O ser humano é o sistema mais complexo, sofisticado e funcional que existe. Para que sua entropia seja lenta e menos danosa possível, há de se ter uma perfeita harmonia entre aquilo que é físico (funções motriz e orgânica) e psicológico (funções cognitivas e emocionais).

Assim sendo, quando avaliamos o ser humano como um sistema sofisticado e que envelhece, a melhor forma de viver é manter nosso corpo/mente em constante funcionamento.

Continua após publicidade