Ao entrar na menopausa a mulher deve mudar sua rotina de atividade física?

por Milena Liste

"Ela deve mudar sua rotina de atividade física, seja aeróbia ou anaeróbia? Por quê?"

Continua após publicidade

Resposta: A mulher no climatério (fase da vida da menopausa) passa por várias alterações físicas, relacionadas principalmente à diminuição do metabolismo e variação hormonal.

Uma das principais consequências é o aumento do peso corporal, diminuição da massa muscular (devido à menor produção de colágeno), aumento da massa gorda na região abdominal, maior risco de problemas cardiovasculares e circulatórios.

Sendo assim, a rotina de exercícios da mulher nessa fase do climatério deve ser realizada dentro de um programa de exercícios físicos que contemple a saúde do coração, do condicionamento muscular e queima de gordura.

Atividades aeróbias são recomendadas, como a caminhada, corrida leve, prática na rua ou esteira, bicicleta estacionária ou bicicleta normal, natação e outras atividades cíclicas num tempo acima de 20 minutos diariamente. Sabe-se que atividade aeróbia é aquela realizada numa intensidade de 70 a 80% da frequência cardíaca máxima (FCMax).

Continua após publicidade

A FCMax é calculada da seguinte forma: se você tem 50 anos:

FCMax = 220-idade, então a FCmax=220-50 =170 batimentos por minuto(BPM).

Então sua atividade aeróbia deverá-ser realizada num intervalo de 70% = 119 BPM a 80% =136 BPM.

Continua após publicidade

Para obter sua frequência cardíaca no exercício, você pode usar um relógio com frequencímetro cardíaco (de várias marcas e modelos) ou através do seu dedo médio contar durante um minuto sua pulsação.

A menopausa por definição da área de saúde, se dá quando a mulher já não menstrua num período de um ano. Esta fase deve ser acompanhada pelo ginecologista e corretamente orientada por uma equipe interdisciplinar composta por educador físico, fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga, entre outros.