Sua mente é muito agitada? Saiba as causas

por Emilce Shrividya Starling

Patanjali, o grande sábio e filósofo que codificou a Filosofia do Yoga, no seu Yoga Sutras, relaciona cinco causas das modificações da mente que causam dor. Em sânscrito são chamadas de klesas.

Continua após publicidade

Não vou usar as palavras em sânscrito para ser mais fácil para você entender.

São elas:

1. Ignorância
2. Sentimento de individualidade que faz a pessoa se sentir diferente das outras pessoas, de um grupo e, isto tanto pode ser físico, mental, intelectual e emocional.
3. Apego ou paixão
4. Aversão ou repulsa
5. Apego à vida mundana e aos prazeres físicos, medo de perder tudo isso com a morte.

Essas causas da dor ficam no nosso subconsciente e não teremos paz enquanto não as percebemos em nós, conseguirmos controlá-las e dissolvê-las. Para isso é importante também o treinamento de viver o momento presente, esquecendo o passado e não se preocupando com o amanhã. E para esse treinamento é muito importante a prática da hatha Yoga, da meditação e da meditação na ação.

Continua após publicidade

Essas modificações da mente tiram a paz de espírito, deixam a mente inquieta, cheia de ilusões, desejos, ansiedades.

Patanjali também enumera os obstáculos que perturbam a prática do yoga. Essas distrações e obstáculos são:

1º. Doença física: a falta de saúde torna a mente inquieta, sem concentração, sem equilíbrio físico e dificulta a prática da meditação. Daí a importância de cultivar a saúde do corpo através de uma boa alimentação, hábitos saudáveis, bons pensamentos, exercícios físicos adequados, caminhadas diárias, hatha yoga.

Continua após publicidade

2º. Desânimo: a falta de ideais e objetivos, falta de entusiasmo.

3º. Indecisão: dúvidas, falta de fé em Deus e falta de confiança em si mesmo.

4º. Orgulho, egoísmo, indiferença: é a pessoa que acredita que somente ela é sábia, tem falta de humildade, é insensível e para satisfazer seus desejos egoístas ela não se importa com os outros.

5º. Preguiça: para superar a inércia do corpo e da mente, que é um grande obstáculo, precisa sentir muito entusiasmo, confiança, esperança e coragem. Precisa se libertar das mágoas, ressentimentos e ódio.

6º. Desejos incontroláveis dos sentidos: traz muita inquietação, sofrimento e impedem a tranquilidade da mente.

7º. Ilusão, conhecimento errôneo: a pessoa tem muito conhecimento intectual, gosta de se exibir, tem arrogância. Porém, se for orientado por bons mestres, pode encontrar o caminho certo e vencer seus defeitos, adquirindo humildade.

8º. Dificuldade de concentração que dificulta compreender a realidade.

9º. Instabilidade da mente apesar de já ter alcançado a concentração. Essa pessoa precisa de muita perseverança, paciência para continuar suas práticas espirituais e evoluir no caminho rumo ao Ser interior, para se conectar com Deus dentro dela.

São de grande importância esses conhecimentos que nos levam ao autoconhecimento, pois para conquistar a grande batalha contra o ego, contra a mente negativa, precisamos conhecer as artimanhas da mente, erradicar esses obstáculos que nos impedem de experimentar a serenidade.

Ainda existem outros obstáculos como a dor, o desespero, a instabilidade do corpo e a respiração irregular.

Patanjali nos ensinou como superar esses obstáculos e conquistar a alegria e felicidade interior. Ele nos deu alguns remédios que são como antídotos contra esses venenos da mente:

1º. Amizade: a pessoa cultiva amizade e não tem inimigo, sem sentir ódio nem raiva de ninguém.

2º. Compaixão: além de sentir compaixão, faz uma ação positiva para ajudar as pessoas, para aliviar a dor e o sofrimento dos outros. Ajuda os fracos a tornarem-se fortes.

3º. prazer: a pessoa sente prazer pelo sucesso do outro, admiração e prazer pelo trabalho que o outro faz sem sentir ciúme, inveja ou mágoas mesmo que o outro tenha conseguido mais sucesso do que ela mesma.

4º. imparcialidade – é caridosa com todos, sem julgar suas faltas, procura entender a causa dos erros das pessoas sem desprezá-las ou condená-las.

Para alcançar essas metas tão elevadas, é necessário seguir os oito estágios do Yoga descritos por Patanjali (leia os oito passos do yoga)

Através da prática das posturas da hatha yoga, da meditação regular, da consciência da respiração, a pessoa acalma a respiração que naturalmente acalma a mente e assim, vai alcançando equilíbrio físico, emocional e mental.

A filosofia do yoga nos indica o caminho, nos dá instrumentos poderosos para conquistarmos a paz interior. Pratique essa filosofia, com determinação e paciência e encontre a harmonia, o bem-estar físico, mental e espiritual. Fique em paz!