Sinto-me cansada. A mente está ativa mas o corpo não corresponde. Qual pode ser a causa?

por Eduardo Ferreira Santos

"Sinto uma falta de ânimo, cansaço físico… Embora tenha a mente ativa, o corpo não quer corresponder. Também lido com a frustração de não ter o retorno profissional desejável e de residir em uma cidade que não me identifico; apesar de abençoar a tudo e a todos e de me amar, me aceitar, me valorizar e me respeitar… Parece que o cansaço está em maior intensidade e tempo"

Continua após publicidade

Resposta: Estamos quase todos nós, satisfeitos ou não em nossas profissões, sentindo-nos muito cansados, estressados, insatisfeitos com a vida que levamos.

Ao procurar alguma coisa objetiva, como o trabalho, a cidade, a família, as contas a pagar, não encontramos nada algo suficientemente grande para justificar esta sensação de cansaço e desânimo…

O que acontece, então?

Acho que, na verdade, há uma somatória de insatisfações, pequenas partículas de areia que, por si só, não são problema, mas quando colocados em um pote verificamos que preenchem todo o espaço disponível.

Continua após publicidade

Há que se considerar, também, não apenas os aspectos psíquicos da vida, mas há tanta coisa física (hormonal, metabólica, nutricional) que contribuem bastante para esse estado de desânimo. Essas questões psíquicas ou psicológicas da vida são as frustrações, ansiedades, medos, enfim, todos aqueles sentimentos que causam um certo desconforto natural, simplesmente por estarmos vivendo e conscientes dos fatos que nos cercam.

Acho que, nesse seu caso, talvez uma consulta com um médico "alternativo" (tipo homeopatia, medicina chinesa, antroposofia) poderia ajudá-la a reencontrar um pouco do ânimo que está precisando para enfrentar as dificuldades naturais da vida.