Quais são os benefícios mentais de caminhar e correr?

por Simone Sarti

Resposta: Além dos benefícios para o corpo, o exercício físico também colabora para melhorar as funções cerebrais como concentração, criatividade e raciocínio.

Continua após publicidade

Provoca melhora no aprendizado, estimula a neurogênese (processo pelo qual novos neurônios são gerados) e diminui a incidência de demência. O exercício assegura o bom funcionamento das funções cognitivas, prevenindo a perda da memória e por isso é tão importante que idosos também se mantenham em um programa de exercícios.

Através de testes psicológicos, concluiu-se que o exercício do tipo aeróbio, é o que apresenta resultados melhores comparado com outros tipos de exercícios, principalmente quanto a capacidade de tomar decisões e resolver problemas de forma mais rápida e precisa.

Para que se obtenha bons resultados com relação ao desempenho cerebral, é preciso que o exercício aeróbio seja feito no mínimo três vezes na semana em sessões de pelo menos 30 minutos. Assim ao mesmo tempo que melhora sua condição física, você irá também sentir os benefícios de uma mente mais saudável.

Cuide apenas para não exagerar nos treinos e ultrapassar os limites saudáveis, pois a fadiga e o excesso podem afetar de forma negativa a capacidade de concentração e atenção.

Continua após publicidade