O que acontece na mente em estado meditativo?

por Emilce Shrividya Starling

Muitas pessoas começam a meditar e logo desistem por não entender o que é meditação ou como se pratica.

Continua após publicidade

Em sânscrito temos uma palavra especial para meditação: dhyana. Não existe uma palavra em português para traduzir essa palavra, pois não é nem concentração nem contemplação. Dyana não significa estar meditando sobre alguma coisa, significa “eu estou em meditação”.

Meditar é sentar-se sem fazer nada. Não lutar, não usar o corpo nem a mente. Se começar a se esforçar, ou fazer alguma coisa, estará concentrado ou em estado contemplativo, e estará movendo-se para fora de seu centro.

Meditar é encontrar um tempo para apenas ser em vez de fazer algo. É dedicar um momento para não fazer nada, e estar completamente relaxado.

Não é perder tempo, nem ser egoísta, e sim apaziguar a mente. Meditar é um grande trabalho social, pois ao melhorar, você pode ajudar realmente outras pessoas, transmitindo amabilidade e compreensão.

Continua após publicidade

Após experimentar o estado de tranquilidade na meditação diária, você começará a fazer outras coisas em sua vida neste estado interno de serenidade, mais centrado e presente.

A mente tagarela, que não cessa de falar nem quando estamos dormindo, vai se silenciando e sua vida se torna mais cheia de alegria, com maior clareza, sabedoria e criatividade.

O segredo da meditação está em tornar-se o observador. Observar os pensamentos, e procurar não perder seu centro. Não é preciso esforço para se concentrar nem para contemplar em alguma coisa. Você não está fazendo nada disso, está apenas observando.

Continua após publicidade

Para meditar, você não precisa sentar-se no chão, não precisa se torturar tentando ficar em posição de lótus. Pode preferir sentar-se em uma cadeira, com os pés paralelos no chão, a coluna alinhada.

Mas se for confortável para você, pode se sentar no chão, sobre uma almofada, de pernas cruzadas. Se precisar, pode apoiar as costas em uma parede, mantendo a coluna bem alongada, e sentando sobre os ísquios, os ossos do quadril.

O primeiro passo é parar seu corpo, deixá-lo quieto e silencioso. Com a prática regular, a mente vai se aquietando por ela mesma. Ao meditar, mantenha uma atitude relaxada, sem tensão, sem expectativas.

A meditação é um estado de clareza e não um estado da mente. A mente é confusa e nunca está clara. Os pensamentos criam nuvens ao seu redor e a clareza e o discernimento se perdem.

Meditação não é parar de pensar, pois ser fizer um esforço no sentido de parar, estará reduzindo a meditação a uma ação, e a meditação é a não-ação.

Entenda bem a meditação: não faça nada. Sente-se.

Deixe que os pensamentos se acomodem. Deixe que a mente pare por conta própria.

Apenas fique sentado, relaxado, em um lugar silencioso.

Sinta o vai e vem da respiração. Perceba a inspiração e a expiração.

Observe seus pensamentos como um observador que observa as águas fluindo em um rio.

Para apenas sentar-se, sem fazer nada e permitir que a meditação ocorra, é preciso compreender que existe uma tagarelice constante na mente. Quer você esteja falando ou calado, ela continua a falar internamente. Quando você está acordado ou dormindo, a conversa interna continua. Mesmo quando trabalha, caminha ou dirige, essa tagarelice interna continua.

Aprendemos a silenciar a mente, através da meditação. Aprendemos a meditar, meditando. Sente-se de forma relaxada, fácil, como se fosse um jogo, algo divertido. Não fique sério nem sisudo. Permaneça solto, saboreando o momento e gostando de estar em sua própria e boa companhia.

Para ter mais orientações, leia meu texto nessa coluna: Meditar pode ser fácil e natural clique aqui.

Algumas pessoas não compreendem a meditação e pensam ser algo muito sério, apenas para as pessoas tristes, sem vida, sem contentamento. Mas ao contrário, uma pessoa meditativa é brincalhona e divertida, pois a vida é alegre para ela.

Mantra ajuda a silenciar a mente

Para lhe ajudar a silenciar a mente, repetir um mantra é muito importante. Você repete, por exemplo, o mantra So Ham. (pronuncia-se Sou Ram), inúmeras vezes e através deste mantra você se livra das palavras, e pode mergulhar no silêncio.

Compreenda que quem medita perde o mantra, várias e várias vezes. Você não consegue repetir o mantra muito tempo, pois logo estará cansado. A mente gosta de novas palavras, novas ideias, novos desejos.

E, se você fica repetindo a mesma coisa, o mesmo mantra, você dorme ou mergulha no silêncio. Porém, lembre-se: se você dormir, não é meditação, pois meditação significa percepção, estado de alerta e serenidade ao mesmo tempo. É como se estivesse dormindo acordado. Você está alerta, acordado e, ao mesmo tempo todo o seu corpo entra em relaxamento.

Meditar com um mantra é um tranquilizante perfeito e traz um bom sono. Mas o objetivo de meditar não é apenas dormir bem, é fazer conexão com seu próprio Ser interior, fonte de toda paz e alegria.

Meditar não é parar o falatório constante da mente à força. Com a prática constante, a mente vai parando por ela mesma e você vai experimentando níveis mais e mais tranquilos.

Ao aprender a silenciar a mente, você terá mais entusiasmo de viver, mais paciência e vai aprender a viver o momento presente.

Lembre-se: O passado já foi e é tolice pensar nele ou ficar perdendo tempo remoendo lembranças. O passado já passou, não existe mais e o futuro ainda não chegou.

Por que então se preocupar a respeito? Quando o momento chegar, você estará lá para vivê-lo, não há motivo para sofrer com ansiedade. Somente o momento presente importa, intenso e cheio de energia. Fique em paz! Namastê!: Deus em mim saúda e agradece Deus em você!