Mente no momento presente é o primeiro passo para o contentamento

por Emilce Shrividya Starling

A Filosofia do Yoga nos motiva a desenvolver nossa coragem, sentir alegria e aceitação da vida. Muitos abraçam esses ensinamentos e alcançam força interior e mais harmonia. No entanto, outras pessoas lutam contra esses sábios ensinamentos, dizendo: "Eu não sou corajoso, por que deveria tentar seguir isso?"" Não estou contente, por que tenho que aceitar minha vida e os acontecimentos?"

Continua após publicidade

Elas usam os pretextos da mente para fugir de suas responsabilidades e autoesforço. Precisam observar aonde a mente está lhes levando. Perceber quais tipos de pretextos ela usa para justificar suas próprias tendências negativas. Se não ficarem atentas, serão enganadas pelos truques que ela cria e assim, serão controladas por suas próprias mentes.

Acham que são livres porque fazem o que os sentidos desejam e a mente quer, mas, na realidade, estão presas nas artimanhas da mente e comandadas por ela. Precisam entender que a disciplina e o autoesforço trazem autodomínio e a verdadeira liberdade.

E você? Aonde sua mente o leva? Ela está presente em suas atividades e afazeres cotidianos? Ou está no futuro ou no passado?

Observe sua mente. E, sempre que perceber que ela se dispersou, traga-a para o que está fazendo agora. Treine essa presença. Fique focado no momento presente. Desse modo, estará dando os primeiros passos para a paz interior e contentamento.

Continua após publicidade

Quando estiver trabalhando, esteja trabalhando.

Quando estiver comendo, esteja consciente do alimento, coma devagar, com prazer.

Quando estiver em seu lazer, desligue-se das preocupações e desfrute do momento.

Continua após publicidade

Quando estiver cuidando de um filho, lhe ensinando, ou brincando com uma neta, esteja totalmente no aqui e no agora.

Deixe o celular de lado, desligue a TV, e esteja atento a quem está com você. Entenda que esses momentos são importantes tanto para você como para o outro. Essa atitude tranquiliza, traz harmonia, dissolve a impaciência e a irritação.

Não permita ser ludibriado por aquela parte da mente que tenta negar suas boas qualidades e faz você esquecer seu amor e confiança. Não deixe que a mente lhe coloque para baixo e faça você se sentir sem vida e desanimado.

Proteja sua fé. Refugie-se no Amor de Deus. Permita que o amor se desenvolva em suas atividades diárias. Tenha coragem para aceitar as mudanças dentro de você, nos outros e nos acontecimentos.

Lembre-se das transformações positivas que já conseguiu. Continue motivado no autoaperfeiçoamento. Desenvolva tolerância, paciência, bondade e muita alegria interior.

Se esquecermos do que já recebemos de bom da vida e de Deus, nossa tigela de desejos nunca se encherá. Estaremos sempre insatisfeitos e frustrados. Enquanto houver apenas o desejo de receber, haverá sofrimento em nossa mente. É necessário o equilíbrio no Dar e Receber.

A correta forma de pensar consiste em ajudar a si mesmo e as pessoas, doar-se, pensar no bem-estar das futuras gerações.

Podemos estar chorando, passando por sofrimentos, ainda assim, podemos ser corajosos. Mesmo que existam dificuldades, a vida continua. Devemos continuar com dignidade, destemor e uma mente positiva.

Como disse Eckhart Tole: "Onde você estiver, esteja totalmente presente. Se você acredita que o aqui e o agora são intoleráveis e te trazem infelicidade, você tem três opções: retirar-se da situação, mudar a situação ou aceitá-la totalmente. Se você quer ser responsável por sua vida, você deve escolher uma dessas três opções, você deve escolher agora. Então aceite as consequências".

Mesmo que o momento presente nos desagrade, precisamos entender que é nossa colheita e aceitar os efeitos do carma. Não adianta ficar sofrendo inutilmente ou reclamando. Se estivermos livres das aflições da mente, conseguiremos relaxar e nos harmonizar, apesar dos problemas.

Busque apoio na sua fé, na sua autoconfiança, na sua convicção interna. Esteja presente para observar aonde sua mente o leva. Fique contente no seu dia a dia, com um coração agradecido e corajoso. Namastê! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!