Afinal, o que é um momento?

por Dulce Magalhães

Às vezes me pego pensando o que significa um momento. Como definir esse retalho de tempo, onde nada e tudo pode acontecer. O futuro é sempre a conseqüência de um conjunto de momentos onde decidimos, omitimos, desistimos ou persistimos.

Continua após publicidade

Um momento é o tempo exato da queda de uma bomba e do estraçalhar da vida ao redor. É também o tempo de inspirar e soltar o choro que inaugura a vida. Um momento, às vezes, dura horas, outras, segundos. Um momento congelado no tempo é aquele que não nos sai da memória. Um momento que se repete, se repete, se repete. Ou somos nós que não avançamos?

Tem o momento que é uma troca de olhar e a gente já sabe que quer ter aqueles olhos por perto o resto da vida. Tem o momento que antecede a tudo, ao beijo, ao desastre, ao salto, ao grito, ao gol. Esse é um momento especial. A gente já sabe, mas ainda desconhece.

Instante não é o mesmo que momento. Um instante é um piscar de olhos, mas nem sempre um grande momento. Momento, para ser momento mesmo, tem de ser memorável, senão é só um instante. Mas, por outro lado, tem momentos simples, nada memoráveis, porém mais do que um instante. Você já deve ter vivido isso. Um dia lânguido na praia. Observar uma borboleta fazendo piruetas num campo de flores. Crianças enfeitiçadas pelo cartoon. Momentos…

Aí está, sabia que acabaria acontecendo. O plural. Não dá para falar de momento, mas de momentos. É sempre mais de um. Aliás, não será a vida uma coleção de momentos ligados pelos aros da inconsciência? Porque momento é sempre consciente, senão deixa de ser "aquele" momento.

Continua após publicidade

Como você pode perceber, não estou falando de todos os momentos, só de alguns momentos, daqueles que contam. Estaremos fazendo uma soma ou multiplicando nossos momentos? Poderemos elevar nossos melhores momentos a décima potência? Talvez sim, talvez não, depende do momento.

Num momento se define tudo. É o sim ou o não. Dá para mudar de ideia, mas nunca voltar àquele momento. O momento é a encruzilhada, o degrau, a plataforma, a estação. É o tempo da passagem e o espaço da viagem. É simples e difícil. É claro e cristalino, depois de passado. Nebuloso no antes.

Momento é de grandes coisas importantes e de pequenas, porém essenciais, decisões. É o tempo de ler este artigo, folhear a revista, espreguiçar na poltrona. Decidir se mudar para outro país ou trocar o corte de cabelo. Momento é mágico e é banal, mas sempre é "algo". Não existe o vácuo onde há um momento.

Continua após publicidade

Momento é aquele tempo exato quando sentimos o cheiro do café recém-passado e a boca nos enche de água. É o arrepio da queda na montanha-russa. É escolher o sapato para o encontro da noite. É dormir no final da tarde e acordar sem saber se ainda é o mesmo dia. É assistir a um filme, e sentir que o mundo não é mais igual.

Será a vida um grande e longo momento? Um espaço curto de tempo na roda ininterrupta da eternidade, um momento. Pode ser do tamanho de um passo ou de um salto. Pode ser uma longa distância ou a imobilidade de um mesmo lugar. Um sopro ou um vendaval. De qualquer forma, passageiro. Forte, fraco, imponente ou miserável, é só um momento.

Se não nos falha a memória, teremos sempre os momentos passados. Se não nos falha a ação, temos o momento presente. Se não nos falha a esperança, mesmo se não sobrevivermos, teremos sempre o momento futuro. Porque momento é o que se lembra, é o que se faz, é em que se acredita. Momento é, e se for um bom momento, nunca deixará de ser.