Uma inauguração é um conjunto orquestrado de detalhes preciosos

por Dulce Magalhães

Você já participou de alguma inauguração? Se já viveu esta experiência vai lembrar-se do "clima" presente em dia de inauguração. São gentilezas para todos os lados. As pessoas usam suas melhores roupas, borrifam seus melhores perfumes, apresentam seus melhores sorrisos.

Continua após publicidade

Em dia de inauguração colocamos o melhor em prática. A atenção aos detalhes é extremada, o vaso é melhor posicionado, o cafezinho tem outro sabor.

Dia de inauguração é data festiva, especial. Entretanto, um mês depois, aquela mesma organização, composta pelas mesmas pessoas, localizada no mesmo ponto, não tem mais o mesmo ambiente.

O que se perdeu entre o dia da inauguração e o resto da vida da empresa foi a atitude básica que imprime qualidade a tudo que fazemos.

Por que isso acontece?

Continua após publicidade

Onde perdemos o brilho mágico que pode fazer de nossa conduta um espelho do sucesso que almejamos?

A base desse desempenho instável são as crenças que acumulamos a respeito de valor. Fomos condicionados a acreditar que existem dias mais especiais que outros, que a vida é uma linha média, com alguns pontos altos. Isso é uma crença, o que significa que pode ser alterada.

Em algum momento de nossas vidas decidimos que o sábado é melhor do que a segunda-feira, ou que a sexta é mais divertida que a terça. Foi uma simples escolha, aleatória, que não determina uma verdade absoluta. É por isso que diferentes pessoas têm uma visão diferente sobre cada dia.

Continua após publicidade

Façamos uma análise de nosso último semestre. Que pontos podemos destacar? Que dias foram especiais e por quê? Onde aplicamos valor e iniciamos um caminho novo de prosperidade? Para a maioria das pessoas essas respostas demonstram uma escassez absoluta de momentos especiais. O semestre se foi e pouco de nossos sonhos mereceu um empenho maior de nossa parte. O maior desafio das organizações brasileiras é inaugurar a empresa todos os dias. Isso significa um desafio pessoal de fazer de cada dia um dia especial. Não ter dias medianos, dias de menor importância. É preciso rever nossas crenças sobre valor e decidir que todos os dias têm seu "quê" de especial.

Quesitos para uma inauguração impecável

É claro, para que haja uma "inauguração" existem requisitos básicos, então vamos refletir sobre cada um deles:

1º) Tenha um projeto

Estabeleça alvos específicos para conquistar e tenha um projeto de vida. Nenhuma inauguração é possível se não for planejada. Eleja um objetivo, estabeleça prioridades, determine um cronograma e persevere na execução do planejado. Uma pessoa movida por seus sonhos tem ânimo para acordar todo dia com pique de inauguração.

2º) Faça investimentos

H há uma relação óbvia entre investimento e retorno, porém o fundamental é entendermos que antes de qualquer inauguração sempre há investimento de tempo, capital, neurônios e esforço. Bote mãos à obra, recomece os estudos ou se esforce mais em aprender, faça uma meditação diária sobre seu desempenho, crie novas ideias, não economize energia. Dia de inauguração pode ser estressante, contudo é muito revigorante também. Investir na própria vida sempre vale a pena.

3º) Dê atenção aos detalhes

Não deixe nada ao acaso. Lembre-se de mandar flores ou escrever bilhetes de agradecimento. Faça uma visita inesperada. Ofereça seu apoio em atividades comunitárias. Enriqueça seus relacionamentos com contatos frequentes e cordiais. Tenha uma atividade física diária. Faça uma dieta vegetariana e durma uma hora mais cedo pelo menos uma vez por semana. Desenvolva um hobby. Colecione frases positivas. Mantenha correspondência com alguém do exterior. Enfim, encontre maneiras de acrescentar pequenos detalhes de alegria ao seu dia a dia. Uma inauguração é um conjunto orquestrado de detalhes preciosos.

4º) Prepare o "clima"

Bem, dia de inauguração não é um dia qualquer, é dia de júbilo e sucesso. Para ser dia de inauguração tem que estar feliz, ter esperança no futuro, sentir que está fazendo algo novo e desafiador e, principalmente, ter orgulho de si mesmo. Assim prepare-se para entrar em clima de festa. Escolha um tema para o dia, pode ser o dia da cozinha para quem gosta de cozinhar, ou dia de shopping, da paquera, do encontro com os amigos, da feira, ou até mesmo do seriado favorito na televisão. O importante é dar sentido especial à própria existência. Vista-se para aquele dia, tome um banho prolongado, use sempre um bom perfume, prepare um café da manhã do jeito que você adora, entre com o espírito que a inauguração acontece.

É certo que a vida não é uma eterna festa, mas não pode ser simplesmente um amontoado de dias que se sucedem. Há dias melhores e dias piores, entretanto, de um modo geral, colecionamos mais dos piores. A dica aqui é se esforçar para ter um superávit de dias fantásticos. É, dá trabalho, contudo, dia de inauguração é sempre muito mais divertido, ou não é?