Prece e meditação trazem benefícios à saúde mental?

por Elisandra Vilella G. Sé

Ultimamente vem surgindo muitas pesquisas que investigam a aproximação entre ciência e religião.

Continua após publicidade

Atualmente existem diversos centros de pesquisa interessados em investigações sobre ciência e espiritualidade. Ciência e religião são dois campos que têm se relacionado de maneiras diversas.

As perguntas de pesquisa giram em torno das questões que indagam se existe no homem a vocação para a transcendência, o sagrado, a busca do sentido da vida, se a oração tem poder terapêutico… Se tem, quais razões levariam a essa correlação? As pessoas que adotam práticas religiosas teriam uma melhor qualidade de vida? Essas práticas fazem as pessoas viverem mais e melhor? A fé diminui o estresse? Isso tudo pode ser importante na terceira idade. São questões instigantes que médicos, psicólogos e pesquisadores investigam por várias razões.

Estudos que associam religião, espiritualidade e ciência têm enfrentado muitas dificuldades. O principal desafio é vencer o preconceito de que assuntos relacionados à fé não podem ser estudados de forma científica. Outro desafio é discutir os conceitos de mente, corpo, espírito e alma.

Para alguns autores a mente é um produto do cérebro, para outros a mente e corpo não se individualizam. Além disso, outro fator importante é o fanatismo religioso. Em muitos casos se comprova o efeito negativo do fanatismo, fazendo com que as pessoas muitas vezes neguem condutas médicas. Entre os efeitos psicológicos negativos do fanatismo estão a geração de culpa, diminuição de autoestima, repressão de raiva, ansiedade, crenças punitivas, favorecimento de dependência e conformismo.

Continua após publicidade

Psiquiatras afirmam que estados alterados de consciência geralmente são acompanhados de obsessões religiosas ou alucinações de conteúdo místico. Já foi possível observar por parte de pesquisas científicas que a saúde física e mental de quem adota práticas religiosas como a prece e a meditação é melhor que a da população em geral.

Esses estudos foram publicados nas seguintes revistas científicas: British Medical Journal, The Lancet e Annals of Internal Medicine. Entre os motivos que explicariam a correlação, é que essas pessoas fazem parte de uma comunidade religiosa e, portanto, têm em torno de si um grupo de sustentação social, o que pode ser particularmente importante na terceira idade e em momentos de forte estresse.

Além disso, a prece e a meditação parecem ser estímulos psíquicos suficientes para fazer variar os níveis de alguns neurotransmissores, hormônios e *imunomoduladores. Porém, essa relação ainda é pouco compreendida no terreno da ciência. Existem hipóteses bastante plausíveis segundo a qual o hábito de rezar regularmente indicaria uma personalidade otimista e confiante no futuro, o que facilitaria a superação dos momentos difíceis da vida. A crença e a fé atuaria como mecanismo da autorregulação e autorreflexão que permitem a pessoa exercer controle sobre a motivação, o pensamento, o comportamento e a vida emocional, bem como organizar suas autopercepções, como é bastante discutido no campo da psicologia do envelhecimento.

Continua após publicidade

Dados publicados na revista da Associação Médica Americana revelam que 79% da população adulta americana está convencida de que a espiritualidade pode ajudar a curar; 63% acham que profissionais de saúde deveriam considerar os aspectos espirituais do paciente. Entretanto, algumas pesquisas sobre o assunto apresentam problemas de metodologia, pois cada religião vivencia a prece e os demais rituais religiosos de maneira bastante particularizada.

Os judeus e cristãos, por exemplo, oram como maneira de pedir ou agradecer uma graça. Já nas religiões orientais, fala-se em meditação, uma prática de autoconhecimento e purificação. Por isso muitos cientistas dizem ser arriscado concluir algo.

As primeiras pesquisas acerca dos benefícios da fé foram desenvolvidas com voluntários dedicados à vida religiosa, como padres, freiras e monges. O problema descoberto mais tarde, é que os hábitos dessas pessoas, tais como alimentação saudável, abstinência de álcool e tabaco, poucas preocupações com o futuro e pouco estresse e exercício do autoconhecimento, já seriam suficientes para explicar a longevidade, a boa qualidade de vida e a saúde física e mental nesse grupo.

Uma pesquisa realizada por canadenses que comparou idosos que frequentavam grupos católicos com outros que não frequentavam, descobriu que o grupo que frequentava celebrações da igreja tinha menos problemas cerebrovasculares.

Outras pesquisas também demonstram que grupos de pessoas que tinham um exercício espiritual mais rigoroso, como no caso de mórmons e adventistas apresentaram pressão arterial mais baixa. Isso não significa que deve ser prescrita a prática religiosa para pacientes. A prece é uma intervenção antiga, muito usada para amenizar sofrimento e promover a saúde, mas os resultados de pesquisas sobre os efeitos da prece não podem ser interpretados como prova de que pode ou não ter um efeito mensurável e quantificável na saúde das pessoas.

Sabemos que a prática da fé, a capacidade de transcendência, a participação de grupos religiosos em paróquias, templos entre outros favorece as redes de relações, a sustentação de vínculos afetivos duradouros positivos e interações sociais. Isso tudo favorece a vivência de emoções positivas e ajuda a dar um sentido e orientação à vida.

* Imunomoduladores são substâncias que alteram o tipo, a velocidade, a intensidade ou a duração da resposta do sistema imunológico. É o sistema do nosso corpo que produz anticorpos, as células responsáveis em proteger, defender nosso organismo contra agentes infecciosos, micro-organismos, bactérias, parasitas, doenças etc.